Gestao escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
ESCOLA DE GESTORES
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

EUDMAR NUNES BASTOS









ATIVIDADE REFERENTE AO TEXTO A EDUCAÇÃO COMO DIREITO: QUESTÕES ENVOLVIDAS COM BASE EM UMA ABORDAGEM HISTÓRICA


























RIO BRANCO – AC
2012
EUDMAR NUNES BASTOS






ATIVIDADE REFERENTE AO TEXTO A EDUCAÇÃO COMO DIREITO:QUESTÕES ENVOLVIDAS COM BASE EM UMA ABORDAGEM HISTÓRICA












Atividade da Sala Ambiente “Fundamentos à Educação”, trabalho referente ao texto A educação como Direito: Questões envolvidas com base em uma abordagem histórica, apresentado como requisito para obtenção de nota no Curso de Especialização em Gestão Escolar, sob orientação da Prof.ª formador Andreo Gatinho.RIO BRANCO-ACRE
2012
ATIVIDADE REFERENTE AO TEXTO A EDUCAÇÃO COMO DIREITO: QUESTÕES ENVOLVIDAS COM BASE EM UMA ABORDAGEM HISTÓRICA


RESUMO

Ser contemporâneo é estar aberto a desafios e tirar do passado lições para que possamos avançar e na educação não é diferente, hoje temos garantias de direitos que temos que por em pratica, são marcos legais que garantem uma educação com oproposito de dar uma visão critica e que garanta a condição de igualdade para todos, pois só assim teremos equidade no ensino no Brasil. Por isso nós educadores temos que nos importar com as leis, pois nelas temos um instrumento viável de luta porque com ela podem-se criar condições mais propícias não só para a democratização da educação, mas também para a socialização de gerações mais legais emenos injustas.
Palavras-chave: Direito; Educação; Democratização; Cidadania;













1 – Introdução

O presente trabalho visa fazer um estudo comparativo dos documentos citados no texto A Educação como direito: questões envolvidas com base em uma abordagem histórica, que são: Declaração dos Direito da Criança; Convenção Relativa à luta contra as Discriminações na Esfera doEnsino; Pacto Internacional Relativo aos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais; Declaração Mundial de Educação para Todos e Declaração do Milênio das Nações Unidas, procurando identificar avanços e recuos no que se refere ao modo como o direito à educação vem sendo historicamente considerado pelas agencias internacionais.

2 – Desenvolvimento

O que é realmente direitos humanos? Essaproblemática envolve os Países em suas estruturas socioeconômicas, politica e jurídica, onde a garantia de direitos urge em toda sua complexidade. No Brasil temos um problema que é a ideologia dominante que não quer largar o comando das regras da educação no país e isso é uma questão de direitos humanos, pois, enquanto uns lutam para a ampliação da educação, outros lutam para manter o status quor e issodificulta a garantia dos direitos humanos em nosso pais.
Em um pais como o brasil, é visível a grande concentração de renda nas mãos de poucos, gerando assim uma desigualdade social imensa e isso gera uma onda de violência que chega a cair no senso comum. No Brasil em vez de construirmos mais escolas, estamos construindo mais presídios, e a cada dia a corrupção aumenta escancaradamente e asminorias que são na verdade a maioria fica cada vez mais penalizada e impossibilitada da garantia de seus direitos.
Entendemos os direitos humanos como uma questão jurídica, porem, em um país de tamanho continental e população numerosa crescendo cada vez mais, como fazer para garantir esse direito que é inerente do ser humano. Então entra a questão da falsa democracia que tanto se prega no Brasil,pois, se é um direito, porque ele não é executado como manda a lei. Então entendemos que isso só poderá acontecer através da educação.
Mas as quantas anda a educação no Brasil? Infelizmente a educação em nosso pais não esta acompanhando a contemporaneidade sendo que o principio da educação é de se dar ao educando a possibilidade do mesmo ter senso critico e com isso tenha as ferramentas...
tracking img