Gestao escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DEMOCRÁTICA E A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UM DESAFIO PARA INTERVENÇÃO1
OLIVEIRA, Silvana Barbosa de2 RESUMO
Este artigo tem por objetivo problematizar algumas questões, tendo como referência a gestão democrática para a construção de Projeto Político Pedagógico coletivo. Não pretende esgotar as discussões, mas contribuir para um debate no interior da escola com vistas auma intervenção. A gestão democrática será concebida na perspectiva da participação de todos os envolvidos no processo educacional e, de forma mais específica no espaço escolar. A concretização de uma prática de gestão democrática, participativa, portanto coletiva, exige uma ruptura com a cultura autoritária que perpassa a própria história da escola e encontra-se arraigada em nosso meio social.Assim, para entender os limites e as possibilidades de mudanças exige conhecer o sistema, as políticas educacionais e a realidade escolar no seu contexto concreto. Nesse sentido, buscou-se as origens da gestão democrática no cenário legal e político educacional. Nas considerações finais são apresentados alguns pontos que sugerem um primeiro passo para uma intervenção dentro desse contexto.PALAVRAS-CHAVE: Política, Educação, Gestão Democrática e Projeto Político Pedagógico.

1 Introdução
Muitos autores têm escrito e discutido o tema da gestão democrática sob diversos enfoques no espaço do sistema escolar, na maioria das vezes sobre os sistemas públicos e seus desdobramentos na organização do trabalho pedagógico 3. Para a compreensão da gestão democrática como direito de participação,precisamos antes, entender a escola como uma instituição social que, de acordo com a nossa legislação tem como função primeira a formação de cidadãos para participar conscientemente da sociedade em que vivem. Assim, para que a escola possa dar essa formação, ela precisa vivenciá-la no seu interior de forma concreta.

1

O presente artigo é resultado de estudos, pesquisas e discussõesempreendidas no Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE da Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED. O PDE objetiva a formação continuada dos professores da educação básica da rede pública estadual do Paraná. Cada Professor PDE da rede, de acordo com a sua área de atuação buscou o aprofundamento teórico de um dado objeto de estudo para intervenção na sua realidade escolar. 2 Mestre em educaçãopela Universidade Estadual de Londrina – UEL, Pedagoga da rede pública estadual do Paraná e professora participante do PDE. 3 Na bibliografia, ao final do texto o leitor poderá verificar alguns desses autores.

2

Partimos do conceito de gestão democrática como uma prática participativa, “gestão é administração é tomada de decisão, é direção. Relaciona-se com a atividade de impulsionar umaorganização a atingir seus objetivos, cumprir sua função, desempenhar seu papel”(FERREIRA 2006, p. 306). Portanto, discutir gestão democrática implica refletir os problemas enfrentados diariamente na escola, entendendo que esse movimento de organização do trabalho pedagógico corrobora ou impede o desenvolvimento de uma prática participativa. A partir do conceito de gestão como administração eorganização, concordamos que gestão democrática e Projeto Político Pedagógico são temas intimamente entrelaçados e complexos. Não é possível construir um Projeto Político Pedagógico coletivo sem a efetivação de uma gestão democrática, ao contrário, é pela gestão democrática que se constrói um projeto participativo. Essa construção passa, necessariamente, pela organização do espaço escolar, pelotrabalho diário realizado por cada um dos sujeitos da comunidade escolar, considerando os aspectos de tempo, espaço, formação, legislação, administração, políticas educacionais, recursos financeiros e humanos. A complexidade do trabalho diário na escola, a falta de pessoal, a cultura do individualismo, entre outros problemas, demonstram que é preciso criar espaços para participação, bem como, a...
tracking img