Performance musical

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Performance musical

Resumo
A música é a mais complexa actividade humana, combinando movimentos de precisão e grande actividade mental.

A música é um elemento presente em todas as sociedades. São prova disso os vestígios deixados na forma de instrumentos e utensílios nas sociedades pré-históricas, assim como nas primeiras sociedades organizadas da antiga Mesopotânia. Nos dias de hoje é umelemento presente em todo o tipo de sociedades desde as mais remotas da Papuásia até às mais industrializadas do hemisfério Norte. Seja qual for o tipo de manisfestação musical, a execução e audição de música é matéria para um grande número de questões do foro das neurociências. É particularmente curiosa a interacção entre o sistema auditivo e o sistema motor, isto proque numa performance, cadamovimento produz som e cada som produzido influencia o movimento subsequente. Quando um músico toca um instrumento, o sistema motor controla os movimentos finos que produzem os sons. O som produzido é processado pelo sistema auditivo, que por sua vez influencia o sistema motor a produzir o efeito desejado. Segundo o autor Zatorre os sinais do cortex motor são responsáveis por infuenciar asrespostas do córtex auditivo mesmo na ausência de som ou à priori do som. Executar uma peça musical requer uma grande controlo e precisão sobre factores como o ritmo e a afinação, que não são tãoa elaborados e exigentes na linguagem verbal. A música requer portanto funções extremamente exigentes do sistema nervoso.
Neste texto explica-se resumidamente o que se sabe até hoje acerca do controlo tonal e docontrolo motor aplicado à música, e dos mecanismos neurais que medeiam a sua interacção. Conclui-se com algumas hipóteses acerca da estructura neural envolvida na produção e percepção musical eventualmente oportunas e interessantes para um futuro trabalho.
Sistemas de controlo motor na produção musical
São necessárias três funções motoras para a execução musical: precisão, sequenciação eorganização espacial do movimento.
A precisão de movimentos está directamente relacionada com a organização do ritmo musical, enquanto que a espacialização e sequenciação dos movimentos está directamente relacionada com a execução do instrumento.
Precisão

Tem havido consideráveis estudos nos últimos anos acerca das funções neuronais responsáveis pelos movimentos de precisão, mas apesar disso,existe grande controvérsia e as interpretações nem sempre são consensuais. Segundo (8,9,10,damásio) os primeiros estudos das áreas funcionais do cérebro resultaram de descobertas acidentais em pacientes com anomalias sofridas em acidentes ou outras perturbações. Recentemente as tecnologias permitem a utilização da neuroimagiologia funcional para determinação das funções cerebrais e respectivasregiões. Muitos estudos recentes de neuroimagiologia sugerem que a área cortical e subcortical, incluindo o cerebelo, ganglia basal e área motora suplementar, são as regiões que determinam as funções dos movimentos de precisão( ). De acordo com os autores (1,7) existem diferentes velocidades de impulso a que os movimentos se processam. Enquanto que o cerebelo processa movimentos extremamente rápidos naordem dos milisegundos, outras áreas como a ganglia basal e a área motora suplementar são responsáveis pelo processamento de movimentos mais espaçados, até mais de um segundo. O cerebelo é segundo (12,13) responsável pelo controlo preditivo de movimentos. Ainda (15,16) suportam que o cerebelo é responsável pela correcta trajectória de movimentos. Para além da execução de movimentos, o cerebelo éainda de acordo com (17) responsável pela aquisição de nova informação sensorial, pois é através desta área que grande parte da informação sensorial é processada. (18) explica que através de estudos de neuroimagiologia, que quando executamos tarefas puramente auditivas o cerebelo é activado.
A ganglia basal parece estar directamente envolvida em factores como a força do movimento e o controlo...
tracking img