Gestao do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância

UNIDADE POLO DE APOIO PRESENCIAL SANTA ROSA

DESAFIO DE APRENDIZAGEM
GESTÃO DO CONHECIMENTO

Componentes:
Daiane Carine Freitas RA 285354
Darcisio Nunes RA 288243
Leandro Golfetto RA 289058

1º SEMESTRE CIENCIAS CONTÁBEIS

Santa Rosa, junho de 2011

O conhecimento é criado apenas pelosindivíduos, sua criação organizacional é entendida como um processo que amplifica o conhecimento criado pelos integrantes do grupo através de discussões, do diálogo entre o grupo, e também das experiências compartilhadas.
O conhecimento pode ser explícito – expresso por palavras, números ou sons, e compartilhado através de dados, fórmulas, recursos visuais, manuais, dentre outros. Este pode serrapidamente transmitido aos indivíduos, de maneira formal ou sistemática.
Já o conhecimento tácito – não é visível ou explicável facilmente, o mesmo caracteriza-se por ser pessoal e difícil de formalizar, tornando o compartilhamento dificultoso. O mesmo está nos ideais, valores, experiência corporal dos sujeitos; pode-se dizer ainda que este consiste nas crenças, percepções, emoções e modelosmentais inseridos em cada ser.
Para a utilização do conhecimento nas organizações, estas criam e utilizam o conhecimento tácito e explicitou, e vice-versa; onde se identifica-se quatro modos de conversão do conhecimento – socialização, externalização, combinação e internalização. Contudo, tal ciclo é denominado como modelo SECI, espiral SECI ou processo SECI, este modelo descreve a amplificação daqualidade e quantidade, conversão do conhecimento formando uma espiral.
O artigo proposto demonstra a infindável importância do conhecimento como gerador positivo da vantagem competitiva no mercado, onde as empresas sobrevivem com um rol de situações cotidianas que exigem o conhecimento como matéria prima, sendo que os fatores tradicionais hoje são vistos como sinônimos de riqueza organizacional;pois estes são geradores de vantagens competitivas, sendo citados como exemplos a mão de obra barata e a localização geográfica.
No que se refere à gestão do conhecimento, atualmente está voltada para gerar diferenciais competitivos nas organizações. Tal geração do conhecimento promove mudanças, mostrando a nova economia e a transformação dos negócios atuais. A gestão tem como objetivoprimordial a garantia que tal conhecimento seja aplicado no processo produtivo, ou seja, em próprio benefício da empresa. Ainda, esta gestão deve ser observada como uma necessidade das organizações, para a sua sobrevivência e sucesso na sociedade atual.
Conforme relatado no artigo, verifica-se que as atenções das empresas devem estar voltadas atualmente ao aprimoramento do capital humano, visando demaneira constante um valor diferenciado e a criação de vantagens competitivas; ainda, quanto maior é o conhecimento de um grupo, maior será a evolução da empresa, onde se observa o quanto é necessário a preocupação das organizações com a renovação do conhecimento de seus colaboradores, o que gerará a empresa grandes inovações, novos produtos e processos, além da possibilidade de liderança domercado atual.
- Um dos principais fatores no desempenho de uma organização consiste na obtenção de eficiência operacional em relação aos concorrentes que possibilita oferecer produtos e serviços diferenciados no mercado. A competitividade e as mudanças no ambiente externo proporcionam às organizações não somente uma necessidade estratégicas, mas sim uma necessidade no sentido de aprendizado emresposta as transformações globais. O campo do aprendizado é o aperfeiçoamento da capacidade individual com o desejo de trabalhar em conjunto para criar o novo conhecimento. Cabe aos lideres proporcionar um ambiente para a criação de sistema e reflexão, e estimular a capacidade de trazer à luz e discutir os vários modelos mentais, desenvolver a inteligência coletiva da organização e criar...
tracking img