Gestao do conhecimento e capital intelectual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IFPI – INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ
CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS
DISCIPLINA: GESTÃO DO CONHECIMENTO E CAPITAL INTELECTUAL
PROF. M. Sc. JEOVÁ GOMES LUSTOSA
TERESINA, JANEIRO DE 2011

OFICINA DE APRENDIZAGEM DA GESTÃO DO CONHECIMENTO E CAPITAL INTELECTUAL

[pic]

COMPONENTES: ALEXSANDRA LIMA DA SILVA

SUEANNE SANTOS

SILVANA MARIA B. MIRANDA

OFICINA DEAPRENDIZAGEM DA GESTÃO DO CONHECIMENTO E CAPITAL INTELECTUAL

1 QUESTÃO - Como se podem ler as figuras que dão uma conotação da evolução do processo de gestão do conhecimento?

Pelas figuras vimos os fatores clássicos de produção - terra, capital e trabalho. A terra e a mão-de-obra eram os fatores críticos para determinar o sucesso econômico. Como demonstra as figuras, viveram-se momentos detransição na estrutura da sociedade desde o início da civilização até os dias atuais e, mesmo agora, se está presenciando uma nova mudança na estrutura vigente. Essa mudança está direcionada para uma sociedade calcada no conhecimento que, para compreender, é necessário uma rápida indagação sobre as bases culturais herdadas pela sociedade.

As atividades que agregarão mais valor, que gerarãomais riqueza para os indivíduos e a sociedade serão aquelas geradas pela inovação, e esta principalmente pela capacidade de usar o conhecimento agregado aos produtos e serviços oferecidos.

2 QUESTÃO- Muitas foram as transformações ocorridas nos últimos anos. Estamos convivendo com mudanças aceleradas, caracterizando o momento de transição da sociedade industrial para uma sociedade do conhecimento.Veja o gráfico e comente a transição dessas eras.

Na economia industrial, os empreendimentos tinham como premissa a economia de escala, ou seja, fabricar uma grande quantidade de um mesmo produto para obter um preço final de venda baixo.

Assim como na transição da sociedade agrícola para a sociedade industrial (no início deste século) o Brasil era um grande produtor eexportador de café - produto típico da era agrícola - e importador de produtos industrializados, nesta transição da sociedade industrial para a sociedade do conhecimento o papel que nos é reservado seria o de produtor/exportador de produtos industriais (carros, telefones celulares) e importador de produtos intensivos em conhecimento.

A mudança cultural se deu de forma transgeracional e fez com queos povos, anteriormente nômades e caçadores, baseassem sua economia no pastoreio e na agricultura. Isso propiciou o crescimento econômico e a passagem de uma sociedade agrícola para a industrial com base no extrativismo.

Apesar da evolução da sociedade, principalmente em termos econômicos e no avanço da qualidade de vida, para alguns, nota-se que o crescimento proporcionado pelassociedades agrícola e industrial trouxe grandes malefícios, como a explosão demográfica, a poluição, a escassez de recursos naturais, o aumento da fome e da exclusão social, entre outros. Mas com o crescimento econômico, especialmente nos países industrializados, a população passou a receber maior instrução por meio dos sistemas educacionais e do avanço nas tecnologias de informação. Nas últimas décadas,principalmente a partir da segunda guerra mundial, a sociedade apresenta sinais de uma nova transformação na estrutura de base, passando da era industrial, baseada na extração de recursos não renováveis e de economia nacional, onde a atividade produtiva é a principal alavanca do crescimento econômico, para a pós-industrial, onde o conhecimento será o recurso fundamental em uma economia globalintegrada.

As mudanças sociais vivenciadas até o momento foram concretizadas depois de séculos, não ocorreu de uma hora para outra, pois dependeram de transformações estruturais das sociedades. Assim foi quando se passou da sociedade primitiva matriarcal para a sociedade agrícola patriarcal e, dessa, para a industrial. O mesmo ocorre nesse momento de transição, onde se constitui uma...
tracking img