Gestao de pessoas no magazine luiza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Atualmente uma empresa deve e quer ser reconhecida por ter um atendimento de alta qualidade. Para que isso aconteça é necessário ter um bom relacionamento entre funcionários e a empresa, funcionários entre si. Acreditamos que isso afeta o desenvolvimento de uma organização.
Desenvolvemos este trabalho sobre recrutamento e seleção de pessoas na empresa Magazine Luiza S.A., situadaem São Paulo, atua no ramo de comércio varejista de móveis, eletrônicos, eletrodomésticos, artigos para casa, vestuários etc. desde o final da década de 50. Possui lojas em outros lugares do país, inicialmente no interior do estado de São Paulo, mas logo se expandiu para o estado de Minas Gerais e outros, como no Rio Grande do Sul. Hoje a empresa cresceu tanto que possui 732 lojas em 16 estadosbrasileiros.
A justificativa para este trabalho consiste na empresa saber da necessidade de desenvolver cada vez mais um bom relacionamento com o funcionário e a empresa para obterem um bom desenvolvimento da empresa.
O objeto da pesquisa é a Empresa Magazine Luiza, como a empresa faz o recrutamento e seleção de recursos humanos?

1- METODOLOGIA
A metodologia utilizada neste trabalhoacadêmico se dá através de levantamento bibliográfico.
O levantamento bibliográfico compreende a leitura, interpretação de livros e a elaboração de textos sobre o tema estudado. A formatação usada para a apresentação deste texto é dada pelas regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

2- RAMO DA EMPRESA:

Comércio varejista de móveis, artigos de colchoaria, tapeçaria e dedecoração.
Comércio varejista de artigos para os serviços de mesa, copa e cozinha (louças, faqueiros, cristais, etc.).
Perfumarias e comércio varejista de produtos de higiene pessoal.
Comércio varejista de artigos do vestuário.
Comércio varejista de artigos eletrônicos, eletrodomésticos, informática, telefonia e etc.
Comercio varejista em lojas virtuais E-commerce.
O Magazine Luiza possui 732 lojasespalhadas em 16 estados brasileiros, 08 centros de distribuição, 21 mil funcionários e mais de 23 milhões de clientes.

3- HISTÓRICO:

Em 1957, a Senhora Luiza Trajano Donato e seu marido Senhor Pelegrino José Donato, foram para Franca visitar uma amiga. Na ocasião, ela comentou que seu irmão estava vendendo um ponto comercial, onde ainda hoje funciona a sede da empresa, e se o jovem casalnão estaria interessado em adquirir a loja. Compraram a loja em Franca chamada A cristaleira que comercializava presentes e utilidades.


3.1 - Dona Luiza Trajano e José Pelegrino Donato

No dia 16 de novembro de 1957 inauguraram a loja, o nome Magazine Luiza foi escolhido em um concurso cultural, promovido em um radio local, tendo entre as 800 pessoas participantes o nome Magazine Luizacomo o mais votado.

3.2 - Primeira loja: Interior de São Paulo - Franca
Em 1962, foram criadas as seções de moveis e eletrodomésticos, que até então era de presentes e utilidades.
Em 1966, a loja foi ampliada e passou a ter 500m2, tendo seu crescimento alavancado com a entrada de uma nova dupla de sócios: Wagner Garcia e Maria Trajano Garcia, sua esposa e irmã de Luiza. Também em 1966 aprimeira sede administrativa foi implantada em Franca.
Em 1974, o Magazine Luiza inaugura a chamada “loja numero 1” – primeira grande loja de departamentos, com mais de 5.000m2.
Em 1976, Wagner Garcia Jr, Luiza Helena Trajano Rodrigues e Onofre de Paula Trajano, da nova geração da família, assumem cargos de liderança. Nesse mesmo ano o Magazine Luiza adquire a Loja Mercantil, com filiais emBarretos, Igarapava e Franca.
Em 1980, foi inaugurada a primeira filial construída pela empresa, em Araxá-MG.
Em 1983, compraram as Lojas de Móveis Brasil com 03 filiais. Começa expansão da loja para fora do interior de São Paulo.
Em 1984, Passa a chamar magazine Luiza S/A, Passando a ser uma sociedade por cotas com capital fechado.
Em 1985, Aquisição de cinco lojas do grupo Tamoio, sendo três...
tracking img