Gestao de conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Para os administradores ocidentais, o termo “redundância” tem conotação de duplicação desnecessária e desperdício. Mas o que significa a redundância na criação do conhecimento na visão dasempresas japonesas?
Resposta: A redundância é importante porque encoraja o diálogo freqüente e a comunicação. Isso ajuda a criar uma base cognitiva comum entre os empregados, facilitando a transferência deconhecimento tácito. A redundância também dissemina o novo conhecimento explicito através da organização para que possa ser internalizado pelos empregados. As empresas japonesas administram odesenvolvimento de produtos como um processo de sobreposição, onde diferentes divisões funcionais trabalham juntas em uma divisão laboral compartilhada.

2- Existem algumas barreiras para a criação doconhecimento. Quais são elas?
Resposta: Barreiras individuais: Resistência a mudança da auto-identidade. Envolve a capacidade de lidar com novas situações, eventos, informações e contextos.
BarreirasOrganizacionais: Problema com paradigmas da empresa. Insegurança com duvidas internas, medo de ir contra as normas da comunidade ou de arruinar relações estabelecidas e a necessidade de defender aspróprias idéias, pode ser bastante difícil no momento de apresentar ou compartilhar os conhecimentos no grande grupo.

3- Cite 4 barreiras organizacionais para a criação do conhecimento.
Resposta: Asquatro barreiras são:
a) Necessidade de uma linguagem legitimada: o conhecimento tácito deve se tornar explicito através do uso de uma linguagem comum que seja aceitável a todos os membros daorganização.
b) Histórias organizacionais: é a memória organizacional de como as coisas funcionam fazendo com que as pessoas regulem seus comportamentos.
c) Procedimentos: de um lado representa soluções desucesso para a solução de problemas e de outro define os passos do planejamento podendo funcionar contra a justificação publica das crenças.
d) Paradigmas da empresa: em geral, socializam os novos...
tracking img