Gestao de carreiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Este trabalho apresenta um breve estudo sobre os processos de Gestão de Carreira. Serão abordadas as maneiras como este processo pode ser útil, nas mais variadas fases da vida de uma pessoa nas organizações e como as técnicas/ ferramentas que este profissional utiliza podem contribuir, significativamente, para a conquista de resultados positivos na vida e nos negócios de uma empresa.Concluiu-se que, avaliando a situação atual e contribuindo para a definição de metas e objetivos, a Gestão de Carreira é capaz de ajudar a desenvolver novas habilidades, competências e comportamentos, e por isso vem se destacando no âmbito organizacional.

INDICE
- INTRODUÇÃO
- CONCEITOS DE CARREIRA
- Abordagem Tradicional
- Carreira Proteana
- Abordagem atual da Carreira
- OPAPEL DAS ORGANIZAÇÕES NA GESTÃO DE CARREIRA
- Gestão de Talentos
- Gestão de Resultados
- Gestão de Competências e Habilidades
- Gestão do Conhecimento
- Remuneração Estratégica
- GESTÃO DE CARREIRA COMO UM PROCESSO CONTÍNUO
- Meta e Estratégia de Carreira
- Avaliação de Carreira
- Gestão de Desempenho
- Remuneração por Habilidades
- Coaching
- CONCLUSÃOINTRODUÇÃO

Atualmente, nas organizações o “ Plano Carreira” tem ocupado um lugar de destaque na rotina do profissional que procura por uma melhor qualificação no mercado de trabalho porque envolve perspectiva de crescimento, aumentos salariais, estabilidade no emprego, mas que as empresas nem sempre vêem com bons olhos, pois demanda elevação de custos, envelhecimento dos colaboradores e rigidezpara a gestão de recursos humanos.

Os pequenos detalhes, tais como atitudes, estratégias pessoais, planejamento, são considerados grandes diferenciais perante os concorrentes e se tornam cada vez mais acirrados entre os profissionais que buscam pela competitividade por bons cargos e também busca a excelência na ascensão profissional.

Apesar de tudo isso, dentro das atuais tendênciasempresariais, a “Gestão de Carreira” é uma prática atual, encontrada em organizações de ponta, bem estruturadas e é respaldada pelos preceitos e sistemas empregados na modernidade de Gestão de Recursos Humanos, quais sejam:
- Gestão de Talentos
- Gestão de Resultados
- Gestão de Competências e Habilidades
- Gestão de Conhecimento
- Remuneração Estratégica(http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/gestao-de-carreira-desafios-e-perspectivas-na-busca-da-excelencia/39094/)

Avalia-se bem sucedido o Gestor de Carreira que planeja e executa bem seu trabalho, agregando valores positivos para a organização, como por exemplo, decisões importantes sobre estratégias empresariais, sólidos conhecimentos do negócio e dos objetivos a serem alcançados, capacidade de liderança e, sobretudoque trazem bons resultados para a empresa.

Percebemos que a empregabilidade cada dia mais se torna escassa. Os avanços tecnológicos eliminaram postos de trabalho e abrem espaço para a inteligência dirigida a projetos em tarefas definidas, com começo, meio e fim.

Por outro lado as empresas reclamam da falta de profissionais qualificados, mão-de-obra específica para suprirem suas necessidades.Para entender melhor, vamos mensurar sobre o que o mercado trás hoje como contribuição para a Gestão de Carreira. Serão abordadas as maneiras como a Gestão de Carreira pode ser útil, nas mais variadas fases da vida de uma pessoa, e como as técnicas/ferramentas utilizadas podem contribuir significativamente para a conquista de resultados positivos na vida e nos negócios de um profissional.CONCEITOS DE CARREIRA

- ABORDAGEM TRADICIONAL
A expectativa de progressão vertical na hierarquia da empresa está relacionada com sinais crescentes de estatuto e ganhos financeiros.
A carreira está associada à profissão. Pressupõe-se que um indivíduo tem estabilidade profissional se exercer atividades relacionadas com a sua profissão até à reforma.

- CARREIRA PROTEANA
A carreira é um...
tracking img