Relatorio a mafra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Na quarta-feira, 11 de abril de 2012, foi realizada no âmbito da disciplina de Português uma visita  de estudo ao convento de Mafra, as professoras que acompanharam a visita  de estudo foram a Prof.ªInês Sousa, a Prof.ª Ângela Gonçalves e a  Prof.ª Dora Teresa. As turmas participantes foram as de 12º ano de GPSI e HSTA. A partida da escola foi pelas 8:30h e a chegada ao Convento de  Mafra deu-sepelas 9:30h, como ainda faltava hora e meia para a encenação da obra “ Memorial do Convento”  fomos passear para o jardim da tapada de mafra e comer um pequeno  reforço de pequeno-almoço. Durante aencenação, a parte que mais me marcou  foi o ator vir ter comigo a chamar-me Octávio,  findando a encenação pelas 12:30h tivemos até as 15h para almoçar, fui dar  umas voltas por mafra para conhecermelhor a vila de Mafra, em que fui  com uma colega do 12º HSTA a uma pastelaria típica de Mafra. 
Pelas 15h regressamos ao convento para a visita guiada, começamos pela zona frontal do convento em quea guia explicou que o rei ficava numa ponta do convento e a rainha na outra ponta. 
Nesta Visita fomos guiados, pelo que a guia procurou sempre fazer a ligação entre a obra "Memorial do convento" e omonumento em si.
No início da visita falámos da criação do convento e ao longo da visita fomos evoluindo através das gerações e falámos de outras as pessoas importantes que por ali passaram. O guiafoi-nos mostrando e explicando, muito bem, os detalhes e o significado de cada compartimento do palácio.
O convento de Mafra representa a grandiosidade de Portugal na altura, ou melhor dizendo, agrandiosidade que queríamos mostrar aos outros países da Europa. Essa tentativa mostrar ser mais do que o que somos era típica do nosso rei e do regime monárquico.
O Convento de Mafra representa atambém o facto de os portugueses terem tendência para mostrar aos outros o que não são! Usufruíamos de luxos desnecessários e que não conseguíamos suportar e o Convento é uma boa representação disso...
tracking img