Gestao ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
























































AVICULTURA













































































SUMÁRIO




1 INTRODUÇÃO 04
2 HISTORIA DAAVICULTURA NO BRASIL 05
3 PROCESSO PRODUTIVO DE UM AVIARIO 06
4 SITUAÇÃO DO AVIARIO VISITADO ...........................................................09
4.1 FORMAS CORRETA DE DECOMPOSIÇÃO DAS AVES MORTAS. 10
4.2 FORMAS CORRETA DO DESCARTE DA CAMA DO AVIARIO .......11
5CONCLUSAO................................................................................................12
6 BIBLIOGRAFIA.............................................................................................13












1- INTRODUÇÃO




Durante muitos anos os produtores de aves (avicultores) desenvolveram seus trabalhos sem se preocupar com os impactos ambientais gerados pela produção de resíduos oriundos das atividades produtivas. A cadeiade produção avícola nacional constitui-se no setor pecuário com maior índice de industrialização. As questões ambientais relacionadas a essa atividade tem importância em varias cadeias preocupando-se com a qualidade ambiental e os consumidores. Os produtores rurais inseriram no manejo cotidiano de sua unidade produtiva uma preocupação quanto as questões ambientais, pois não querem que suasatividades produtoras sejam consideradas uma fonte geradora de poluição. Nos dias de hoje o processo produtivo deve ser amparado pelas regulamentações e normas fixadas pelos órgãos competentes como a FATMA que regulamenta as questões ambientais, e CIDASC que é responsável pela fiscalização sanitária.
Existe uma normativa que regulamenta a produção avícola denominada Instrução Normativa 59de 2/12/2009, a qual é a mais atualizada revogando e alterando a Instrução Normativa MAPA nº 56, de 4 de dezembro de 2007.
Para os agricultores ou criadores de aves poderem ser inseridos no mercado competitivo os mesmos tem que se adequarem as normas e serem integrados a uma cooperativa ou empresa que lhes dá suporte desde a chegada dos animais nos aviários ate sua entrega para osfrigoríficos onde serão abatidos.
A avicultura como atividade no meio rural tem sua importância significativa para a economia do país. Desde a antiguidade essa atividade vem se aperfeiçoando para que a produção tenha seus custos cada vez menores e a atividade aumente, e tenha condições de competitividade nacional e internacional.
Investimentos na produção de frangos de corte, normalmente são debaixo risco e remuneração e, por isso, caracterizam-se como investimentos de longo-prazo. Produtores que obtiverem bons coeficientes técnicos, mesmo com sistemas manuais, serão bem remunerados, porém, aqueles que apresentam escassez de mão de obra, ou regiões onde sua remuneração é alta, ganharão com a adoção de sistemas automáticos ou climatizados.


2- HISTORIA DA AVICULTURA NO BRASILA avicultura é a criação de aves para a produção de carne e ovos. A que se destaca em primeiro é o frango, e em escalas menores vem os patos, os gansos, codornas, marrecos e ate avestruzes.
No Brasil o desenvolvimento dessa atividade começou no final da década de 1950 nos Estados da Região Sudeste principalmente em São Paulo. As primeiras matrizes foram importadas e desembarcaram noextinto Estado da Guanabara, em seguida na ordem Rio de Janeiro, São Paulo e em um segundo momento em Santa Catarina. Já na década de 1970 houve uma reorganização do complexo de carnes no Brasil e a atividade começou a ser liderada pelos Estados de Santa Catarina e Mato Grosso, devido à proximidade e como consequência o custo dos insumos para a produção dos frangos vivos (como milho e soja) ser...
tracking img