Historia do comercio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O COMÉRCIO E SUA EVOLUÇÃO

Você sabia que o comércio existe desde a época das cavernas? É isso mesmo. Mas naquele tempo, ele era feito através de trocas. Só mais tarde é que foram inventadas as moedas.
A primeira moeda não foi de metal, como você conhece não. Antes desta, usou-se o sal como referência de valor. Depois as conchas, até chegar na moeda que conhecemos.
Apartir daí, o comércio se expandiu. Os mascates e ambulantes levavam produtos de um lugar ao outro, isso já na Idade Média. Depois, eles se fixaram, fizeram feiras livres. Depois de muitos séculos, chegamos ao tempo dos shoppings centers e dos cartões de crédito. Pois é, e á medida que o comércio crescia maior era também o número de pessoas no mundo, a necessidade de novos produtos, novastecnologias. Comércio, em geral, chama-se aquela atividade intermediária, entre a fabricação (ou produção) e o consumo, cuja finalidade é a obtenção do lucro, através da compra e revenda de mercadorias. Assim, toda a atividade de venda (ou revenda) de mercadorias, ou serviços, é um comércio.
O comércio constitui uma das mais antigas ocupações da humanidade e chegou na sua fase atual, após atravessarmilhares de anos de trabalho árduo, de combinações e especulações, de lutas transacionais, de competições nem sempre leais e transformações constantes.


1ª Fase: TROCA DE MERCADORIAS

Os Homens trocaram, desde a Pré-história, produtos entre si. Se um grupo tinha sorte com as colheitas e conseguia obter mais cereais do que precisava para se alimentar, podia procurar um grupo vizinho etrocar as sobras por coisas que, na altura, lhe faziam falta (gado, cestos, ferramentas, etc.).
As primeiras trocas terão sido feitas num impulso de acaso ou por uma necessidade imediata. Mas, a pouco e pouco, as pessoas perceberam que valia a pena produzir a mais para futuras trocas. A este tipo de comércio primitivo em que não havia moeda dá-se o nome de troca direta.
Os primeiroscomerciantes que apareceram no mundo operavam na base da troca de mercadorias. Cada um levava o que tinha para vender a determinados locais, ao ar livre, e lá fazia suas trocas com outros interessados.
Esse tipo de transação deveria ser muito engraçado, principalmente antes da invenção do dinheiro, uma vez que toda e qualquer avaliação (de custos, preços e, conseqüentemente, lucros) obedecia a critériosestritamente pessoais. Cada um fazia sua própria avaliação e daí partia para a especulação.
Manteve-se durante séculos e séculos, mesmo depois de aparecerem as moedas (e ainda hoje se faz em algumas zonas do mundo), mas levantava alguns problemas: às vezes o valor dos produtos era muito diferente.


2ª Fase: MASCATES (MERCADORES AMBULANTES)


Passados os anos (e ainda antes dadescoberta do dinheiro, que facilitou as transações de qualquer espécie) toda humanidade conheceu a atividade engraçada dos mascates.
Mascate era chamado o indivíduo que negociava como vendedor ambulante, um mercador ambulante. Ele carregava as suas mercadorias sobre carroças, ou em malas e caixotes e andava de um lugar para outro, na procura de compradores.
Todos nós, meninos de um ontem meioremoto, nos recordamos da festa que era, em casa, a chamada de um mascate.
De longe lhe ouvíamos o taque-taque característico do mercador, o que era comum no silêncio das ruas. Nem todo dia alguém da família o chamava; se isso acontecia o alvoroço era grande. O mascate a nos entrar pela porta, ao abrir a sua grande "caixa de coisas", um quê de mistério e de fascinação irrompia. Estojos de papelão,frascos, boiões, bordados e linhas, fazendas e, sobretudo brinquedos.
Vejam como começa a evolução natural da técnica de comerciar. Enquanto na primeira fase os comerciantes se plantavam numa praça pública e lá permaneciam aguardando os prováveis compradores, os mascates partiram agressivamente à procura do comprador, em qualquer lugar que pudessem encontrar.
O mascate vendia uma variedade de...
tracking img