Gestalt-terapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE IBIRAPUERA




Depressão: suas causas, sintomas e tratamentos.



Trabalho apresentado à disciplina
Fenomenologia do º. Semestre










SÃO PAULO
2010











Depressão


A Depressão é muito freqüente na sociedade atual tendo tendência a aumentar á medida que ela se vai tornando menos humana, é uma doença física como outra qualquer sóque desorganiza as reações emocionais.

A Depressão é muito complexa, e difícil de ser diagnosticada, pois um dos seus principais sintomas pode ser confundido com tristeza, apatia, preguiça, irresponsabilidade e em casos crônicos como fraqueza ou falha de caráter.

É muito comum ouvir as pessoas dizer que estão “deprês” ou deprimidos, quando apenas estão chateados, estressados ou porquese desentenderam com alguém da mesma forma a pessoa sente-se incapaz de lidar com as coisas básicas do seu dia-a-dia.

A Depressão pode igualmente resultar de uma desorientação da pessoa fosse a determinados objetivos, caso ela sinta que lhe falta algo que lhe dê um motivo para viver, a depressão pode levar ao suicídio ou a uma incapacidade de funcionar quer física quer mentalmente. Estasituação depressão tanto pode acontecer na infância como na adolescência como na vida adulta ou mesmo após o parto, independente do estado de espírito , até o ser mais iluminado perderia a paciência ou se chatearia numa briga de trânsito , invertida profissional, falta de grana, doença na família , perda de um ente querido, desemprego, crise conjugal e etc.

Isto é comum na vida das pessoasoscilamos o nosso humor diariamente, só que depois de um curto período de tempo voltamos ao normal, sem grandes dramas, correndo atrás do prejuízo, na realidade este desânimo perante a vida não é falta de atitude e sim um mau funcionamento cerebral.

Na Depressão a dopamina , serotonina e outras substancias químicas como a moradrenalina, ácido gama- aminobutírico e acetilcolina ficamalterados, desorganizando o estado de humor, as emoções, capacidade mental e o bem estar geral do organismo.

Para evitar asneiras demasiado graves devemos agir quanto antes melhor e para isso temos de estar precavidos acerca dos sintomas que são um sinal de depressão para que saibamos se nós ou alguém a nossa volta sofre de depressão.

Psicoterapia (Abordagem)

O termo psicoterapiarefere-se às intervenções psicológicas que buscam melhorar os padrões de funcionamento mental do indivíduo e o funcionamento de seus sistemas interpessoais (família, relacionamentos etc). Como todas as formas de intervenção clínico-psicológicas, a psicoterapia utiliza meios psicológicos para atigir um fim específico (a cura ou a diminuição do sofrimento do paciente, geralmente causado por um transtornomental), baseia-se no corpo teórico da psicologia e é praticada por pessoal especializado (o psicoterapêuta ou psicólogo clínico) em um determinado contexto formal (individual, em casal, com a presença de familiares, em grupo - de acordo com a indicação).




Psiquiatria

É uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação dasdiferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicólogicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia e os transtornos de ansiedade. A meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico. Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, com perspectivas biológica, psicológica, de ordemcultural, entre outras afins. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado através de medicamentos ou terapêuticas diversas, como a psicoterapia, prática de maior tradição no tratamento. A avaliação psiquiátrica envolve o exame do estado mental e a história clínica. Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicólogicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como...
tracking img