Gerenciando o futuro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GERENCIANDO O FUTURO: A CONQUISTA DA VISÃO ESTRATÉGICA


A utilização do termo estratégia na administração trouxe uma perspectiva científica. Inicialmente utilizada em formulação de diretrizes e planejamento, a estratégia recebeu ênfase racional e científica da administração.


A TRANSPOSIÇÃO DO CONCEITO DE ESTRATÉGIA PARA GERÊNCIA


A transposição do conceitoestratégia do sentido militar para a administração se fez necessária às mudanças crescentes e permitiu que uma série de idéias e métodos de planejamento de operações militares pudesse ser aplicada à gerência empresarial.
Algumas semelhanças entres as estratégias militar e administrativa:
Definição clara de objetivos x Gerência por objetivos (Drucker).
Flexibilidade planejada xFlexibilidade estrutural dependente da estratégia, (Chandler)


A estratégia empresarial contemporânea é elaborada segundo incertezas provenientes de um ambiente com mudanças rápidas.
Estratégia é um conjunto de decisões fixadas em um plano que integra missão, objetivos e sequência de ações administrativas. Pode ser guia de ação ou conjunto de resultados.
Diferenças naformulação de estratégia militar e enpresarial:
Concentra-se no indivíduo-estrategista x concentra-se na empresa: Estratégia Organizacional.
Apresenta-se como uma arte x apresenta-se tanto como arte quanto ciência.


A PRÁTICA DA VISÃO ESTRATÉGICA


As rápidas mudanças ambientais provocaram nas empresas a criação de novos produtos e serviços e a busca de novos clientese novas áreas de atuação. A aplicação da idéia de estratégia implantou a visão de longo prazo através de métodos analíticos.
O planejamento estratégico veio preencher a necessidade de se utilizar métodos mais racionais e analíticos na criação de futuros alternativos pois um ambiente de constante mutação, exige um processo contínuo de formulação e avaliação de objetivos de ação e reação aprovocações ambientais e não mais como algo ocasional.
É voltado para o alcance de resultados antecipando as mudanças futuras, tirando vantagens das oportunidades que surgem, examinando pontos fortes e fracos da organização estabelecendo e corrigindo cursos de ação a longo prazo.
A gerência estratégica tende a reforçar a contingencialidade do planejamento para todas as funçõesadministrativas e qualificar a própria administração.
A gerência estratégica recupera, restitui e reforça a idéia de globalidade na perspectiva organizacional.
A essência da visão estratégica pode ser resumida em construir, em nível organizacional, uma postura forte que indique com clareza o caminho do futuro e suficientemente flexível para ser alterado de acordo com novas condiçõesambientais.
Diferenças entre estratégia e tática são tênues. Tática se insere na estratégia, se refere a dimensões de curto prazo, de objetivos restritos, decisões e ações proativas e adaptativas de alcance limitado. Estratégia diz respeito a um direcionamento de longo prazo estabelecendo base para que diferentes táticas sejam continuamente direcionadas a um propósito mais amplo.
Um sistemade planejamento sem perspectiva estratégica apenas traz burocracia e controle. O produto do planejamento estratégico são resultados compatíveis com a missão e objetivos organizacionais.
A gerência estratégica é a gestão do futuro pois ajuda a tomar decisões numa era em que não se tem muito tempo de formular e definir problemas.


A VISÃO ESTRATÉGICA: IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃOCONTEMPORÂNEA


Em um ambiente de mudanças rápidas, o planejamento se torna difícil pois é necessário enfrentar riscos, selecionar informações fundamentais na ambiência externa e habilidade para conviver com a ambigüidade e mudanças repentinas.
Planejar exige capacidade gerencial de julgar subjetivamente, sem fundamentos precisos. Surgem então, comportamentos de natureza defensiva...
tracking img