Resenha: a arte de argumentar - antônio abreu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Campus Pato Branco
Curso Engenharia MecânicaRESENHA

O livro “A arte de argumentar: Gerenciando Razão e Emoção”, de Antônio Suárez de Abreu, tem como principal objetivo auxiliar as pessoas aargumentarem corretamente, para terem maior sucesso tanto na vida profissional quanto na pessoal.
Esse sucesso não depende apenas da formação e do conhecimento das pessoas, mas também da suahabilidade em se relacionar e de compreender e comunicar ideias, ou seja, de entender e principalmente de se fazer entendido, para tal, é importante que saibamos selecionar bem as mesmas, ou simplesmentetransformar todas essas informações que recebemos em conhecimento.
Para o autor, é muito importante variar nossas fontes de informação. É preciso que se examinem todos os pontos de vista possíveispara que se tenha conhecimento verdadeiro acerca das informações. Saber gerenciar relações também é muito importante no mundo de hoje e nos futuro que nos espera, tanto do ponto de vista pessoalquanto do ponto de vista profissional.
Um exemplo usado pelo autor é o do redescobrimento da “távola redonda” por algumas concessionárias de automóveis na hora de vender os carros: vendedor ecomprador se sentam em pequenas mesas redondas para discutir coisas relativas à compra, como as condições de pagamento, e com isso há uma maior aproximação entre vendedor e cliente, pois não há umahierarquia entre aquele que fica atrás da mesa e aquele que pretende realizar a compra. Ou seja, se dá uma maior segurança àquele a quem devemos expor nossas ideias.
Um ponto muito relevante levantadopelo autor é de que “Nós aturamos os déspotas que nós queremos aturar” (p. 21). Ou seja, o poder que uma pessoa tem sobre ela é o poder ao qual ela concedeu esse direito. A qualquer momento uma...
tracking img