Gerenciamento na cadeia de suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP















Fundamentos e Importância da logística








Prof.: Melina Binhote











Outubro/ 2011

Manaus – AM








UNIP


UNIVERSIDADE PAULISTA


CURSO DE LOGISTICALOGÍSTICA




Trabalho apresentado como requisito parcial à
Disciplina,fundamentos importância da logistica
Do Curso de logistica UNIP, aos cuidados doProf. Mlina Binhote










Outubro/ 2011
Manaus – AM




Gerenciamento na Cadeia De Suprimentos (SUPPLY CHAIN MANAGEMENT)






logística, tem, desde o final dos anos 1980, ganhou bastante popularidade, apesar de existirconfusão sobre o seu significado. Muitas pessoas utilizam esta noção como um substituto ou sinônimo de logística. No entanto, a definição de gestão da cadeia logística é mais abrangente que o conceito de logística.


A gestão da cadeia logística é a integração dos processos do negócio do consumidor através dos fornecedores de produtos, serviços e informação, com o object(Fredendall et al., 2001,p.504). de acrescentar valor para o cliente (Lambert et al., 1998, p. 504).


Na cadeia logística padrão, as matérias-primas são procuradas e os bens são produzidos em uma ou mais fábricas, transportadas para armazéns como armazenamento intermédio, e depois transportadas para os retalhistas ou clientes. As estratégias utilizadas para obter uma cadeia logística eficaz consideram as interações entreos vários níveis da cadeia logística, de forma a reduzir o custo e melhorar o serviço prestado. A cadeia logística consiste nos fornecedores, centros de fabricação, armazéns e centros de distribuição, assim como matérias-primas, produtos no processo de fabricação, e produtos finais que circulam entre as fábricas.


Assim a gestão da cadeia logística consiste numa série de aproximações utilizadaspara integrar eficazmente fornecedores, fabricantes e lojas, para que a mercadoria seja produzida e distribuída nas quantidades ideais, na localização certa e no tempo correto, com o objetivo de satisfazer o nível de serviço e diminuir os custos ao longo do sistema (Simchi-Levi et al., 2003, p. 1).


A cadeia logística não é composta apenas de movimentação de produtos físicos entre empresas.Envolve, também, o fluxo de informação e capitais entre as mesmas companhias. A comunicação é um fator chave para a manutenção e gestão da cadeia logística. Os membros da cadeia logística têm de fazer tudo o que medidas que permitem reduzir os custos e aumentar as receitas






Origem da logística


História da LogísticaDesde os tempos bíblicos os líderes militares já se utilizavamda logística. As guerras eram longas e geralmente distantes, eram necessários grandes e constantes deslocamentos de recursos. Para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate eram necessários um planejamento, organização e execução de tarefas logísticas, que envolviam a definição de uma rota, nem sempre o mais curta, pois era necessário ter uma fonte de águapotável próxima, transporte, armazenagem e distribuição de equipamentos e suprimentos.Até o fim da Segunda Guerra Mundial a Logística esteve associada às atividades militares. Nesse período, com o avanço tecnológico e a necessidade de suprir os locais destruídos pela guerra a logística passou a ser adotada pelas empresas.Na antiga Grécia, Roma e no Império Bizantino, os militares com o título de...
tracking img