Gerenciamento de ti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Hoje em dia as organizações passam por disputas acirradas pelo motivo de tudo estar ao alcance em apenas em questões de segundos. As informações passaram a ser um dos bens mais valiosos para o seu negocio e por esse motivo a palavra indisponibilidade não deve existir nesse contexto. Hoje uma das grandes dificuldades é a administração dessas informações, pois minutos ou até mesmosegundos de indisponibilidade podem custar muito caro para as organizações. Hoje em dia todas as empresas buscam mais qualidades com menor prazo e menor custo, então no cenário atual a palavra chave do sucesso das organizações é a alta disponibilidade, segurança e o bom desempenho dos serviços de TI. Por esse motivo a TI deixou de ser apenas um fornecedor de tecnologia e se tornou um parceiro de negocioessencial para tomada de decisões. Este documento tem com objetivo apresentar um dos modelos mais utilizados das melhores práticas do gerenciamento de serviços de TI baseados em Bibliografias da ITIL V3.

Introdução

Devido à era da tecnologia, o departamento de Tecnologia da Informação (TI) deixou de ser apenas uma Central de Processamento de Dados para se tornar um parceiro estratégico daempresa. O sucesso de muitas empresas está relacionado ao modelo de Gestão de Tecnologia da Informação e ao seu gerenciamento de serviço, pois nessa era a informação passou a ser um dos bens mais valiosos para a empresa e com isso o grande diferencial esta na alta disponibilidade, segurança e um bom desempenho dos serviços de TI.
A TI se tornou um parceiro estratégico para muitas empresas. Elafaz parte do negócio e por isto falamos que a TI esta integrada ao negócio. Atualmente as decisões sobre investimento de TI são tratadas nas reuniões de planejamento estratégico pelo conselho administrativo da empresa. Não é mais possível tratar a TI isoladamente, pois ela deve estar ligada diretamente a estratégia da empresa para alcançar os objetivos do negócio, mas infelizmente em algumasempresas a TI ainda é tratada como um componente tecnológico. Quando a TI é tratada como um componente tecnológico e apenas é informada das decisões da corporação ela se torna muito mais reativa as mudanças e muitas vezes não consegue atender todas elas dentro do prazo. Já em empresas que a TI é colocada como parceiro de negócio, ela consegue antecipar a mudanças e fazer um planejamento adequado.
Emvirtude deste cenário, onde a TI aparece com grande importância para o negócio da empresa, buscando por otimização de seus processos e redução de custos e riscos, vários frameworks de processos e boas práticas foram desenvolvidos. Aqui mostraremos como funciona as melhores práticas através do conteúdo Bibliográfico da ITIl V3 Foudantion.

Objetivos

Objetivo geral

Apresentar as melhorespráticas do Gerenciamento de Serviço de TI baseado nas bibliotecas ITIL V3 (Information Tecnology Infraestructure Library).

Objetivos Específicos

Os objetivos específicos desse trabalho são:

- Apresentar a ITIL e seus processos
- Mostrar relacionamento dos processos da ITIL para o melhor gerenciamento de serviço de TI.


ITIL (Information Tecnology Infraestructure Library)Definições.

A sigla ITIL significa Information Tecnology Infraestructure Library que em português quer dizer Biblioteca de Infraestrutura de tecnologia da Informação , surgil no final dos anos 80, e foi desenvolvida pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency), hoje atual OGC (Office of Government Commerce). O OGC é um órgão do governo britânico que tem como objetivos desenvolvermetodologias para ajudar seus clientes no setor público britânico a atualizar suas atividades e melhorar seus serviços fazendo o melhor uso possível da TI e de outros instrumentos.
Fernandes e Abreu (2008, p.272) descrevem a ITIL como sendo:
“Um agrupamento das melhores práticas utilizadas para o gerenciamento de serviços de tecnologia da informação de alta qualidade, obtidas em consenso após...
tracking img