Vanguardas europeias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vanguardas Europeias
As vanguardas européias são os movimentos culturais que começaram na Europa no início do século XX, os quais iniciaram um tempo de ruptura com as estéticas precedentes, como o Simbolismo.
Nesse período, a Europa estava em clima de contentamento diante dos progressos industriais, dos avanços tecnológicos, das descobertas científicas e médicas, como: eletricidade, telefone,rádio, telégrafo, vacina anti-rábica, os tipos sanguíneos, cinema, RX, submarino, produção do fósforo. Ao mesmo tempo, a disputa pelos mercados financeiros (fornecedores e compradores) ocasionou a I Guerra Mundial.
O clima estava propício para o surgimento das novas concepções artísticas sobre a realidade. Surgiram inúmeras tendências na arte, principalmente manifestos advindos do contraste social:de um lado a burguesia eufórica pela emergente economia industrial e, de outro lado, a marginalização e descontentamento da classe proletária e a intensificação do desemprego (especialmente após a queda da bolsa de Nova Iorque em 1929).
O Brasil, por sua vez, passou de escravocrata para mão de obra livre, da Monarquia para República.
Os movimentos culturais desse período, responsáveis por umasérie de manifestos, são: Futurismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo, chamados de vanguardas européias.
“Vanguardas”, por se tratar de movimentos pioneiros da arte e da cultura e “europeias” por terem origem na Europa.

Expressionismo (1905-1933)
Os movimentos de vanguarda do final do século XIX e início do século XX são expressionistas , esse movimento estava interessado nainteriorização da criação artística, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva.
O expressionismo é considerado a arte do instinto, uma pintura dramática e subjetiva “expressando sentimentos humanos” utilizando corres irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição.As figuras são deformadas para ressaltar o sentimento.Características:
- Grandes manchas de cor intensas e contrastantes, aplicadas livremente sem respeito pelo real;
- Temas pesados com fortes preocupações psicológicas (angústia, sofrimento, etc.);
- Desenho simplificado;
- Distorção intencional das imagens com o objetivo de obter expressividade;
- Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais.

Principais artistas: Edvard Munch, OttoDix e Ernst Ludwig Kirchner.

 Cubismo (1907-1914)
O Cubismo é um movimento artístico que tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas. O cubismo rompeu os padrões estéticos que primavam pela perfeição das formas na busca daimagem realista da natureza.
O movimento cubista evoluiu constantemente em três fases:
Cubismo pré-analítico - "preparação" para o cubismo, onde as primeiras características surgem.
Cubismo analítico - que se caracterizava pela desestruturação da obra, pela decomposição de suas partes constitutivas;
Cubismo sintético - foi uma reação ao cubismo analítico, que tentava tornar as figuras novamentereconhecíveis, como colando pequenos pedaços de jornal e letras.

Características:
- Utilização de figuras geométricas;
- Descreve natureza morta com poucas cores, fazendo contrastes com o claro e com o escuro com sombras carregadas;
- Não e utilizada a perspectiva, os desenho dominado por figuras geométricas são sobrepostos.

Principais artistas: Pablo Picasso, Georges Braque, JuanGris, Kazimir Malevich, Lyonel Feininger, Fernand Léger, Umberto Boccioni, Robert Delaunay, Diego Rivera, Alexandra Nechita e Tarsila do Amaral 

Futurismo (1909-1914)
O futurismo é um movimento artístico e literário, que procura expressar o movimento real, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço. O artista futurista está interessado em captar a forma plástica a...
tracking img