Gerenciamento de obras civis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Objetivo

GERENCIAMENTO

Aluna: Maria Gabryella F. de Souza
Ra: 0229A559AG0
Sala: 301
Turno: Noturno
1°Semestre de 2012- 5° Semestre
1) Definir o que é canteiro e o que é planejamento de canteiro.

O planejamento do canteiro deve ser encarado como um processo gerencial como qualquer outro, incluindo etapas de coleta de dados e avaliação do planejamento. Este planejamentopode ser definido como de logística das suas instalações provisórias, instalações de segurança e sistema de movimentação e armazenamento de materiais. O planejamento envolve a definição do arranjo físico de trabalhadores, materiais, equipamentos, áreas de trabalho e de estocagem.
O processo de planejamento do canteiro visa a obter a melhor utilização do espaço físico disponível, de forma apossibilitar que homens e máquinas trabalhem com segurança e eficiência, principalmente através da minimização das movimentações de materiais, componentes e mão-de-obra.

2) Dimensionar um canteiro de obras para uma obra com 135 funcionários trabalhando diretamente na produção. Determinar as dimensões para as seguintes instalações provisórias: refeitório, vestiário, banheiros, dormitórios.

Deacordo com a definição da NR-18 (SEGURANÇA..., 2003), as áreas de vivência (refeitório, vestiário, área de lazer, alojamentos e banheiros) são áreas destinadas a suprir as necessidades básicas humanas de alimentação, higiene, descanso, lazer e convivência, devendo ficar fisicamente separadas das áreas laborais. Esta norma também exige, tendo em vista as condições de higiene e salubridade, que estasáreas não sejam localizadas em subsolos ou porões de edificações.
Já as áreas de apoio (almoxarifado, escritório, guarita ou portaria e plantão de vendas) compreendem aquelas instalações que desempenham funções de apoio à produção, abrigando funcionário(s) durante a maior parte ou durante todo o período da jornada diária de trabalho, ao contrário do que ocorre nas áreas de vivência, as quais só sãoocupadas em horários específicos. Nas próximas seções são apresentadas diretrizes para o planejamento do layout e da logística de cada uma das instalações que compõem as áreas de vivência e de apoio de um canteiro.

* Dormitório

Nos dormitórios deve ser reservada uma área mínima de 3m2 para cada cama ou conjunto delas, que, nesse caso, não poderão ultrapassar a quantidade de 3sobrepostas, sendo que a distância mínima entre elas deverá ser de 1,20m. As camas disponibilizadas aos trabalhadores, devem ser dotadas de colchão com espessura mínima de 10cm e densidade 26. É obrigatório o fornecimento de cobertores para todos os trabalhadores.

* Refeitório
Considerando a inexistência de norma que estabeleça um critério para dimensionamento de refeitório, sugere-se o uso doparâmetro 0,8 m²/pessoa. Este valor tem por base a experiência de diferentes empresas, considerando que os refeitórios dimensionados através dele demonstraram possuir área suficiente para abrigar todos os funcionários previstos, não se detectando reclamações. Existem duas exigências básicas para definir a localização do refeitório. A primeira, comum as demais áreas de vivência, é a proibição de sualocalização em subsolos ou porões (NR-18). A segunda exigência é a inexistência de ligação direta com as instalações sanitárias, ou seja, não possuir portas ou janelas em comum com tais instalações. A segunda exigência não implica necessariamente em posicionar o refeitório afastado dos banheiros, visto que a proximidade é desejável para facilitar a utilização dos lavatórios destes.
Considerando que orefeitório é uma instalação que abriga muitas pessoas simultaneamente, além de conter aquecedores de refeições, é indispensável que o mesmo possua uma boa ventilação. Dentre os vários modos de ventilar naturalmente a instalação, alguns dos mais utilizados têm sido a execução de uma das paredes somente até meia-altura ou o fechamento lateral somente através de tela de arame ou náilon, o que é...
tracking img