Gerenciamento de obra civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GERENCIAMENTO DE OBRAS CIVIS

Conteúdo Programático
a) Canteiro de Obras: Conceitos Gerais
b) Liderança e Técnicas de Planejamento;
c) Gestão Financeira, de Suprimentos e Logística de Obras;
d) Gestão da Produção no Canteiro de Obras;
e) Gestão da Mão de Obra e dos Equipamentos;
f) Compatibilização do Projeto com a Execução da Obra;
g) Inovação Tecnológica naConstrução Civil;
h) Gestão da Qualidade e da Sustentabilidade Ambiental da Obra

O objetivo desta matéria é adaptar conceitos do setor metal-mecânico para o setor da construção civil, através de uma visão estratégica que aborda a construção civil a partir da empresa (o enfoque tradicional é a partir do canteiro de obras) através de critérios competitivos baseados em custo, qualidade, flexibilidade,desempenho individual e de equipe e de entrega como um desdobramento da cadeia de suprimentos. Os estudos de caso evidenciam a aplicação do SAP-C (Sistema de Administração da Produção-Civil) para grandes obras públicas, montagens industriais e edificações. Nos estudos de casos, nomes de empresas foram substituídos por nomes fictícios para permitir a discussão dos casos, mantendo-se a veracidadedos fatos.
O texto aborda a sistematização de aspectos da administração da produção na construção civil, integrando os níveis setoriais, organizacional, produtivo e de informação. (Administração de Produção na Construção Civil; José Benedito Sacomano et all ; 2004; Ed. Arte e Ciência). O objetivo maior desta matéria é a introdução da industrialização paulatina da construção civil.

Segundo aspróprias empresas de construção civil, os problemas que ocorrem durante a execução da obra partem da premissa que se originam no canteiro de obras e devem ser resolvidos no âmbito operacional. Entretanto, a falta de uma visão estratégica para a obra, causa perdas relacionadas às ações no canteiro de obra, e também a empresa como um todo.

A finalidade deste estudo é tratar o gerenciamento de obrassob uma perspectiva estratégica, adotando os critérios competitivos baseados em qualidade, custo, desempenho de entregas, gestão da cadeia de suprimentos e flexibilidade que acompanham todo o processo de execução de uma obra de encomenda, passando pelo projeto, planejamento, execução, à entrega final da obra. Essa abordagem permite que o gerenciamento da obra deixe de ser uma atividadeoperacional balizada somente pelos critérios de finanças e de prazo, para ser uma ligação real entre a estratégia de negócios da construtora e a execução de obras ao longo do tempo.

Iniciando o estudo dos conceitos necessários para o entendimento desta abordagem temos: O que é Administração ? Não existe somente uma definição. A que melhor reflete uma situação da realidade atual é: “Administração érealizar através de pessoas, objetivos pré – determinados pelas empresas e também por aqueles que nela trabalham”.

Atividades de um administrador, independentemente do lugar que ele ocupa na hierarquia, é geralmente chamada de gerenciamento, a exceção é a do encarregado, pois
além de ele chefiar uma equipe de trabalho, ele também trabalha lado a lado com seus comandados.

Em todos os níveis, dosupervisor ao presidente da empresa, todos, ao praticarem o gerenciamento, para dar conta de todas as suas atividades, delegam parte delas a seus subordinados. Analisando a definição corrente de administração, concluímos que administrar é ao mesmo tempo uma ciência e uma arte. Também temos que considerar o gerente no seu papel administrativo, distinguindo do papel técnico, que provavelmente eledesenvolveu previamente.

Na atividade da construção civil, tem que ser considerado pelos gerentes, a administração sobre vários enfoques, daquilo que em inglês, chamamos dos quatro M: Manpower,(mão de obra). Machines,(máquinas e equipamentos). Materials,(materiais) e Money,(recursos financeiros).

O inicio dos trabalhos começam pela identificação de uma demanda pela obra, seja uma obra...
tracking img