Gerenciamento de escopo: o impacto da declaração de escopo deficiente em obras civis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 62 (15299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FUMEC
FACULDADE DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS – FACE








RUBENS DE AZEVEDO CARVALHO NETO











GERENCIAMENTO DE ESCOPO:
O IMPACTO DA DECLARAÇÃO DE ESCOPO DEFICIENTE EM OBRAS CIVIS





















Belo Horizonte
2010




RUBENS DE AZEVEDO CARVALHO NETO

















GERENCIAMENTO DE ESCOPO:
O IMPACTO DA DECLARAÇÃO DE ESCOPO DEFICIENTE EM OBRAS CIVISMonografia apresentada à Universidade FUMEC, como requisito parcial para obtenção do certificado de Especialista em Gerenciamento Estratégico de Projetos no curso de Pós-Graduação Lato Sensu.


Orientador: Prof. Leonardo Lima de Carvalho, PMP.














Belo Horizonte
2010


RESUMO



O objetivo do estudo é identificar a importância dogerenciamento de escopo em obras da construção civil. Pretende-se conceituar gerenciamento e gerenciamento de escopo, demonstrar as etapas de implementação do gerenciamento de escopo, determinar os riscos de um projeto com escopo deficiente ou incompleto e apontar as vantagens competitivas do uso de padronização PMBOK na construção civil no processo de controle a partir do gerenciamento de escopo. Osresultados demonstraram a importância do gerenciamento de escopo como estratégia na gerência de projetos em construção civil. Portanto avaliou-se ser uma postura eficiente à formação de uma equipe de projetos ou a contratação de profissionais competentes para aplicar nos processos de criação do projeto, esse tipo de gerência que favorece a explanação do plano de perspectivas de todas as etapas doprojeto. Conclui-se que o gerenciamento de escopo é uma estratégia que engloba uma tríplice conjuntura: a redução de riscos do projeto, o tempo e os custos, fatores considerados como foco da qualidade e da satisfação do cliente, evitando futuras falhas devido às especificações de todas as etapas do produto, assim como a plena confirmação do cliente diante da alteração de qualquer processo. Agerência de projetos em construção civil com vistas à melhoria dos processos em projetos vem trazer uma estratégia de redução de riscos de impactos do projeto diante de escopo deficiente ou mal definido, favorecendo as diretrizes de acordo com a padronização de normas que asseguram todas as etapas do escopo do projeto garantindo o sucesso de sua execução.



PALAVRAS-CHAVE: Gerenciamento de Escopo.Construção Civil. PMBOK. Vantagens.

























SUMÁRIO



INTRODUÇÃO 5


1 O PROJETO NA CONSTRUÇÃO CIVIL 8

1.1 Conceito de Projeto 8
1.2 Imprevistos em projetos: Impacto na qualidade 13
1.3 A importância do gerenciamento de Projeto na Construção civil 16
1.4 Conceito de gerenciamento e gestão 25

2 GERENCIAMENTO DE ESCOPO 29

2.1 Conceito e noção de Gerenciamento de Escopo 29
2.2 Fasesda Implantação do Gerenciamento de Escopo 33
2.2.1 Conceito, etapas e estrutura do escopo 33
2.2.2 Paradigmas 34
2.2.3 Modelos 35
2.3 Planejamento e controle de Projetos 38

3 MATERIAL E MÉTODOS 43


4. DISCUSSÃO E RESULTADOS 45

4.1 Pressupostos teóricos apontados 45

CONSIDERAÇÕES FINAIS 47


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 48





























INTRODUÇÃO




No Brasil, aconstrução civil tem demonstrado falta de eficiência nos processos de lucratividade em relação aos custos que envolvem a execução de obras, em razão das deficiências em utilizar a metodologia de gerenciamento de projetos. A falta de conhecimento e as dificuldades na implantação do gerenciamento de projeto na área de controle de produção sempre acarretam custos à obra e redução de qualidade dos serviços.As empresas de construção civil na economia globalizada enfrentam acirrada competição de forma que a noção de gerenciamento de escopo é fundamental para determinar o andamento do projeto.
Em projetos da construção civil existe uma grande variedade de soluções e propostas que permite unir as necessidades dos clientes e a conjuntura geral do projeto, essa fase de complexa avaliação...
tracking img