Gerenciamento de estress

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIENCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS - FACEL
Pós Graduação em Gestão de Pessoas
Área de Administração e Contábeis
Data de início: 17/09/2011


GERENCIAMENTO DO ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO[1]


Regina Celia Esteves Bassan[2]




RESUMO

Cada vez mais se observa o sofrimento psíquico dos trabalhadores no mundo globalizado Tal fato, parece estarrelacionado a uma carga excessiva de trabalho mental e de tarefas solicitadas ao profissional nas diversas áreas. O estresse interfere nas relações humanas e na produtividade, pois compromete a saúde (distresse), quer seja física ou psicológica, do trabalhador. Quando este. é mal compreendido pode causar prejuízos tanto para seus funcionários, como para suas organizações. O estresse organizacional temchamado a atenção de um número cada vez maior de corporações preocupadas com o crescimento dos problemas de saúde e produção relacionados a este fenômeno. Os estímulos físicos e psicossociais do estresse podem ser considerados grandes inimigos da saúde, da qualidade de vida e da produtividade. A gestão do estresse organizacional tem se tornado um assunto estratégico para as organizações.PALAVRAS – CHAVE: Estresse, Gerenciamento, Organizações, Produtividade.












1 INTRODUÇÃO



Atualmente, o estresse vem se tornando um dos maiores problemas de saúde no mundo todo, sendo considerado a epidemia do século XXI. Estudos revelam que o estresse está aumentando a cada dia que passa, principalmente por conta das grandes cargas horárias de trabalho. O principalcausador do estresse no ambiente de trabalho é a pressão pela rentabilidade, ou seja, a pressão por conquistar mais resultados e metas para a organização. Além disso, há vários outros fatores que também são considerados como fatores de ameaças para o aumento do estresse, como ameaças constantes de perder o emprego, carga de trabalho excessiva, tarefas repetitivas, falta de autonomia, falta deapoio dos colegas de trabalho, alto ritmo de trabalho e ansiedade para manter a renda alta e suficiente para a empresa.
O presente artigo apresenta o seguinte tema: gerenciamento do estresse no ambiente de trabalho e por meio da apresentação deste tema surge o seguinte questionamento: quais ferramentas são utilizadas pelas organizações para gerenciamento do estresse no ambiente de trabalho?Faz-se necessário o gerenciamento do estresse no ambiente de trabalho, para que a saúde dos empregados não fique comprometida, evitando transtornos e prejuízos à organização.
O estresse é um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente. É uma condição dinâmica, na qual uma pessoa é confrontada com uma oportunidade, restrição oudemanda relacionada com que ela deseja.
O estresse provoca algumas reações no organismo como tensão, taquicardia, sudorese, falta de concentração, perda de memória, irritabilidade e medo (CARVALHO E SERAFIM, 2002, p. 29).
Diante do exposto, o presente artigo tem como objetivo geral identificar maneiras de gerenciar o estresse no ambiente de trabalho. Para isso, têm-se comoobjetivos específicos: definir estresse organizacional; identificar as possíveis causas do estresse; verificar ferramentas utilizadas para o gerenciamento do estresse no ambiente do trabalho e desenvolver maneiras adaptáveis para lidar com o estresse.
Para atingir os objetivos propostos pelo artigo, o procedimento a ser utilizado foi a pesquisa bibliográfica, em que foi consultada abibliografia disponível a respeito do assunto proposto.
Foram estudados os conceitos de estresse, apresentando as possíveis causas, seus sintomas e, podendo ser observado que o estresse mesmo sendo considerado o mal do século já vem sendo estudo há muito tempo. Não existem fórmulas mágicas para combater e, sim maneiras de miminizar seus efeitos tanto para os funcionários quanto para a organização....
tracking img