Trabalho sobre stress

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1952 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


A consolidação dos estudos voltados para a questão da saúde no trabalho humano, sobretudo aqueles emergentes no campo da administração, tem provocado a reformulação do conceito da eficiência na esfera organizacional.Esse fato, evidenciado nas últimas décadas, tem como corolário o surgimento de uma concepção mais integradora e que procura observar o mundo do trabalho dentrode uma perspectiva interdisciplinar, destacando-se aí os estudos sobre o stress ocupacional. Trabalho tem como objetivo discutir o fenômeno do stress de uma forma geral e, em um recorte mais específico, a dinâmica do stress no trabalho, ressaltando as principais variáveis que compõem o construtor do processo do stress no trabalho. A ocorrência de determinados tipos de doenças em alguns casos estáassociada a períodos históricos bem definidos. Na idade média, predominou a peste bubônica: no renascimento, a sífilis; e a tuberculose. No romantismo, pela mesma lógica o homem moderno experimenta hoje a doença do seu tempo: O stress. O stress é hoje responsável pelo desencadeamento direto e indireto de mais de 80% das doenças típicas do homem moderno. Mas o stress não representa um recurso novodo organismo humano para a sua sobrevivência. Na verdade, o stress é uma manifestação tão comum ás nossas vidas hoje quando naquele exato momento em que, por uma fração de segundos, o homem primitivo das cavernas decidiu enfrentar ou fugir de um animal selvagem em um determinado ponto da sua caçada.Ou seja, há milênios o organismo humano apresenta o mesmo tipo de mecanismo químico e hormonal dedefesa para fazer frente ás ameaças percebidas em seu meio. O fenômeno em si não representa, portanto uma novidade. Ele é um mecanismo bioquímico antigo de sobrevivência do homem. O estado de stress reflete, assim um conjunto de reações e de respostas do organismo, necessário á preservação da sua integridade.












O que é o stress?

Stress é um estado de tensão doorganismo decorrente de múltiplas causas, sejam elas econômicas, psicológicas ou físicas.
O fato de estar sob tensão significa que algumas glândulas est6ão secretando hormônios para o estado de alerta. O estado de stress reflete assim, um conjunto de reações e respostas do organismo, necessário á preservação da sua integridade. Do que foi exposto acima se sintetiza nem todo estimulo, externo ouinterno ao individuo, tem potência suficiente para caracterizar-se como pressão, alterar o equilíbrio do organismo e desencadear uma resposta de stress e na evidência de algum desequilíbrio, sempre haverá uma resposta do organismo no sentido de restabelecer o seu fluxo natural de energia, um recurso básico na prevenção da integridade física e psíquica do organismo humano.


As tipologias e osfatores de reatividade pessoal

O stress pode-se se caracterizar como de natureza crônica ou aguda. O stress agudo pode ser entendido como uma reação imediata do organismo diante de pressões específicas ou momentâneas. A elaboração de respostas rápidas do organismo tem como objetivo garantir sua integridade em situações emergenciais ou de perigo iminente. O stress crônico por outro lado,desenvolve-se á partir da permanência das reações de stress do organismo por espaços maiores de tempo, o que pode ser explicado por dois motivos básicos: a reação permanece em função da continuidade do agente agressor no meio ou o individuo não consegue se adaptar satisfatoriamente a alguma pressão em seu ambiente. Evidências científicas mostram que o stress crônico tem o poder devastador maior sobrevários órgãos e funções do organismo humano, ensejando conseqüências patológicas de ordem física e psíquica muitas vezes irreversíveis.
O stress também pode significar tanto o equilíbrio quanto a descompensação do organismo. Nesse sentido. SELYE foi o primeiro a distinguir as formas positivas e destrutivas do stress.
O stress pode ser um elemento motivador, capaz de acelerar,...
tracking img