Gerenciamento de escopo para projetos de software utilizando modelagem visual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O Gerenciamento de Escopo é uma das atividades do Gerenciamento de Projetos. O custo de alteração de um software é baixo durante a sua definição, mas tende a ficar maior conforme as fases do projeto evoluem. [1]
A modelagem visual é uma abordagem para a definição de um software que possui a característica de ser facilmente compreendida pelos envolvidos, até mesmo por pessoas nãoligadas diretamente a construção do software. Esta é uma característica importante no que se refere ao escopo do projeto, pois torna simples a identificação das alterações. Desta forma o cliente também é capaz de entender, opinar e validar o escopo do projeto.
Os diagramas utilizados para definir o escopo do projeto devem acompanhar todo o ciclo de vida de um software, refletindo as alterações dosrequisitos e consequentemente os Casos de Uso.
Duas formas muito poderosas de realizar a modelagem visual de um software são a UML e a SysML, sendo a segunda uma extensão da primeira. A utilização da UML somente não é suficiente para a definição do escopo de um projeto, uma vez que ela não possui diagramas específicos para a modelagem dos requisitos.

CRISE DO SOFTWARE

O Chaos Report é umrelatório anual realizado pelo Standish Group, com o objetivo de medir a quantidade de projetos que participam da Crise do Software, ou seja, que falharam excedendo prazos, custos, atendimento de requisitos e funcionalidades ou até mesmo que não foram concluídos e, portanto, não foram entregues. Segundo o resumo do Chaos Report de 2009, o índice de projetos que falharam no último ano foi de 68%, ouseja, menos de um terço dos projetos de software obtiveram sucesso pleno no seu desenvolvimento. Isso demonstra a necessidade da aplicação das técnicas e procedimentos da Engenharia de Software para que os projetos possam atingir maior índice de sucesso em seu desenvolvimento.
O Standish Group também verificou quais eram os dez principais motivos das falhas e sucessos dos projetos, e a descriçãoclara dos requisitos do software representa a segunda maior importância, com 13,9%, a visão clara dos objetivos também está na lista com 2,9%. A Gerência de Escopo de um projeto, portanto, pode vir a contribuir muito para o sucesso de um projeto, já que sua definição cria limites bem definidos para o projeto, auxiliando assim a estabelecer limites tanto para prazo quanto para custos, principaiscausas do fracasso de muitos projetos.

A Crise de Software é um dos problemas mais antigos que afetam a Engenharia de Software. Uma empresa pode-se considerar como participante da Crise de Software quando seus projetos excedem a estimativa de prazos e custos, quando os requisitos dos clientes não são atingidos entre vários outros atributos que não são atendidos durante o processo dedesenvolvimento, implantação, manutenção de um sistema. (NOGUEIRA, 2009). [3]
Para Nogueira (2009, p. 04) “muitos desses erros poderiam ser evitados se as organizações dispusessem de um processo de engenharia de software definido, controlado, medido e aprimorado. [...]”.
No gráfico a seguir pode ser visualizado que, entre os anos de 2002 e 2008, a quantidade de projetos que falharam aumentou nove por cento,consequentemente, colaborando para o agravamento da Crise do Software.


Figura 1: Chaos Report 2009

GERÊNCIA DO ESCOPO
O Gerenciamento do Escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para determinar o projeto com sucesso. Estegerenciamento está relacionado principalmente com a definição e controle do que está e do que não está incluso no projeto. [2]
O escopo do produto é definido no início do projeto. A definição é feita entre o cliente e o analista de software. Desta forma são mapeados e documentados os requisitos e os casos de uso principais do sistema. Os casos de uso fornecem uma visão geral do que faz ou não...
tracking img