Rup (rational unified process)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RUP (Rational Unified Process)
 
 
 
1 Introdução

O RUP, abreviação de Rational Unified Process (ou Processo Unificado da Rational), é um processo proprietário de Engenharia de software criado pela Rational Software Corporation, adquirida pela IBM tornando-se uma brand na área de Software, fornecendo técnicas a serem seguidas pelos membros da equipe de desenvolvimento de software com oobjetivo de aumentar a sua produtividade.
 
2 Rational Unified Process - RUP
Conforme [Kroll e Kruchten 2003], podemos ter três definições para o Rational Unified Process (RUP):
O RUP é uma maneira de desenvolvimento de software que é iterativa, centrada à arquitetura e guiada por casos de uso. É descrita em vários livros e artigos. Uma das maiores fontes de informações é o próprio produto IBMRUP , que contém guias detalhados, exemplos e modelos cobrindo todo o ciclo de vida do software;
O RUP é um processo de engenharia de software bem definido e bem estruturado. O RUP define claramente quem é responsável pelo que, como as coisas devem ser feitas e quando fazê-las. O RUP também provê uma estrutura bem definida para o ciclo de vida de um projeto RUP, articulando claramente os marcosessenciais e pontos de decisão.
O RUP é também um produto de processo que oferece uma estrutura de processo customizável para a engenharia de software. O produto IBM RUP suporta a customização e autoria de processos, e uma vasta variedade de processos, ou configuração de processos, podem ser montadas nele. Essas configurações do RUP podem ser criadas para suportar equipes grandes e pequenas, etécnicas de desenvolvimento disciplinadas ou menos formais. O produto IBM RUP contém várias configurações e visões de processos prontas que guiam analistas, desenvolvedores, testadores, gerentes de projeto, gerentes de configuração, analistas de dados, e outros membros da equipe de desenvolvimento em como desenvolver o software. Ele tem sido utilizado por muitas companhias em diferentes setores daindústria.
O RUP utiliza a Linguagem Unificada de Modelagem UML para especificar, modelar e documentar artefatos. A UML é um padrão definido pelo OMG e ter se tornado o padrão empresarial para a modelagem orientada a objetos.
Por ser flexível e configurável, o RUP pode ser utilizado em projetos de pequeno, médio e grande porte.
 
2.1 Os Princípios do RUP
Não existe uma maneira exata de aplicar oRUP, pois ele pode ser aplicado de várias formas e será diferente em cada projeto e organização. Porém, existem alguns princípios que podem caracterizar e diferenciar o RUP de outros métodos iterativos:
Atacar os riscos cedo e continuamente;
Certificar-se de entregar algo de valor ao cliente;
Focar no software executável;
Acomodar mudanças cedo;
Liberar um executável da arquitetura cedo;Construir o sistema com componentes;
Trabalhar junto como um time;
Fazer da qualidade um estilo de vida, não algo para depois.
 
2.2 Elementos do RUP
O RUP possui cinco elementos principais: papéis, atividades, artefatos, fluxos de trabalho e disciplinas.
 
2.2.1 Papel
Define o comportamento e as responsabilidades de um determinado indivíduo ou grupo de indivíduos trabalhando como uma equipe.Papéis não são indivíduos e nem títulos de trabalho. Um indivíduo pode assumir vários papéis. São exemplos de papéis:
Analista de sistema – O indivíduo que assume este papel coordena a obtenção dos requisitos e a modelagem dos casos de uso identificando funcionalidades do sistema e estabelecendo limites do sistema;
Projetista – Esse indivíduo define responsabilidades, operações, atributos,relacionamentos de uma ou mais classes e determina como elas devem ser ajustadas para serem implementadas no ambiente;
Projetista de testes – Responsável pelo planejamento, projeto, implantação e avaliação de testes, incluindo a geração de plano e modelo de teste, implementando procedimentos de testes e avaliando a abrangência dos testes, resultados e a efetividade.
 
2.2.2 Atividade
É uma...
tracking img