Processos de agregar pessoas.pdf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1402 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO ESTADUAL OLAVO BILAC – ENSINO FUNDAMENTAL, MEDIO, PROFISSIONAL E NORMAL

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS Processos de Recompensar Pessoas

PROFESSORA: JERUSA

ADRIANO FERRAZ LUCATI JENIFFER MODENUTI NAYARA STEFANY DOS SANTOS

Ibiporã 2009

Processos de agregar pessoas
O mercado precisa entender o quão importante é ter uma ferramenta dessa dimensão nas mãos. Hoje se tornouimprescindível recrutar pessoas de forma ágil e dinâmica, como administradora de recursos humanos vejo que as empresas ainda não investem em R&S, pensando somente em gastos, porém não percebem que um funcionário mal recrutado trará mais despesas do que o investimento em um processo de recrutamento de qualidade.

Recrutamento e Seleção
Recrutamento é o processo utilizado pela organização para atraircandidatos do Mercado de trabalho. O recrutamento funciona como um processo de comunicação: a organização divulga e oferece oportunidades de trabalho É o meio de encontrar e atrair candidatos para as posições abertas na organização. O processo de recrutamento pode ser interno e externo “Seleção de recursos humanos tem a finalidade central de escolher entre os candidatos, aqueles que se revelaram maisqualificados na triagem inicial do recrutamento”. De acordo com alguns autores conclui-se que; recrutamento e seleção são duas etapas de um mesmo processo.

Recrutamento Interno Conta com os candidatos que já atuam na organização, o recrutamento interno também faz parte do plano de carreira do colaborador, pois se um individuo pretende crescer dentro da organização que atua o gestor então seutiliza dessa ferramenta para escolher o colaborador em um recrutamento interno, isto demonstra a ligação que as ferramentas de RH têm. Algumas empresas utilizam Programas de Trainees, aproveitando os próprios empregados. Vantagens:

    

Aproveita melhor o potencial humano dentro da organização. Motiva os colaboradores que já se dedicam a organização. Desempenho, potencial e habilidades,conhecidos. Colaboradores integrados a cultura da organização. Custo menor que o recrutamento externo.

Desvantagens:
 

Pode bloquear a entrada de novas idéias e experiências. Facilita a acomodação e favorece a rotina atual.

Recrutamento externo Visa atrair candidatos do mercado de trabalho. Vantagens:
   

Introduz sangue novo na organização: talentos, habilidades, expectativasAumenta o capital intelectual ao incluir novos conhecimentos Possibilita maior inovação, criatividade e iniciativa Renova a cultura organizacional

Desvantagens:
 

Afeta negativamente a motivação dos atuais funcionários da organização. Reduz a fidelidade e o comprometimento dos funcionários à medida que oferece oportunidades a estranhos.



Custos muito maiores que o recrutamentointerno.

Fontes de Recrutamento:
  

Consulta aos arquivos de candidatos da empresa. Headhunter (caça-talentos) Gráficos de substituição.

   

Agências de recrutamento. Cartazes ou anúncios em locais visíveis. Internet. Anúncios em jornais.

Um anúncio de recrutamento deve conter quatro características básicas 1. Chamar a atenção do candidato. 2. Despertar o interesse ao cargo. 3.Criar o desejo ao mencionar aspectos como: satisfação no trabalho, participação nos resultados, plano de carreira. 4. Provocar uma resposta do candidato.

Para selecionar pessoas:
É preciso ter uma boa equipe de trabalho, integrada e atualizada, é muito importante que a equipe de R&S determine as funções para que no momento de selecionar os candidatos não se atrapalhem, mostrando poucoprofissionalismo. Inicio da seleção: o Entrevista de seleção – representa a técnica de seleção mais utilizada. Na condução de uma entrevista podem ser observados os seguintes procedimentos: pré-seleção dos candidatos ; elaboração do roteiro; definição do local; preparação do material; formulação de perguntas; controle da entrevista. o Vantagens: permite contato direto com o candidato; permite avaliar...
tracking img