Engenharia de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ENGENHARIA DE
SOFTWARE

Matéria: Tópicos em Computação I
Professor: Marcelo Fatudo
Aluno: Paulo Cezar P. Da Motta

Definição:

Segundo Friedrich Ludwig Bauer: “Engenharia de software é a criação e a utilização de sólidos princípios de engenharia a fim de obter software de maneira econômica, que seja confiável e que trabalhe eficientemente em máquinas reais”. O próprio significadode engenharia já traz os conceitos de criação, construção, análise, desenvolvimento e manutenção.
A engenharia de software se concentra nos aspectos práticos de produção de um sistema de software, enquanto a ciência da computação estuda os fundamentos teóricos dos aspectos computacionais.
O termo foi criado na década de 1960 e utilizado oficialmente em 1968 na NATO conference on softwareengineering(Conferência sobre engenharia de software da OTAN). A criação da engenharia de software foi uma tentativa de contornar a crise do software e dar um tratamento de engenharia(mais sistemático e controlado) ao desenvolvimento de sistemas de software complexos. Um sistema de software complexo se caracteriza por um conjunto de componentes abstratos de software(estruturas de dados e algoritmos)encapsulados na forma de procedimentos, funções, módulos, objetos ou agentes e interconectados entre si, compondo a arquitetura do software, que deverão ser executados em sistemas computacionais.
Os fundamentos científicos envolvem o uso de modelos abstratos e precisos que permitem ao engenheiro especificar, projetar, implementar e manter sistemas de software, avaliando e garantindo suasqualidades. Além disto, deve oferecer mecanismos para se planejar e gerenciar o processo de desenvolvimento. Empresas desenvolvedoras de software passaram a empregar esses conceitos sobretudo para orientar suas áreas de desenvolvimento, muitas delas organizadas sob a forma de fábrica de software.

Áreas de Conhecimento:

Segundo o SWEBOK(Corpo de conhecimento da engenharia de software), versão de2004, as áreas de conhecimento da engenharia de software são:

• Requisitos de Software
• Projeto de Software
• Construção de Software
• Teste de Software
• Manutenção de Software
• Gerência de configuração de Software
• Gerência de engenharia de Software
• Processos de engenharia de Software
• Ferramentas e métodos de engenharia de Software
•Qualidade de Software

Processos de Software:

Um processo de engenharia de software é formado por um conjunto de passos de processos parcialmente ordenados, relacionados com artefatos, pessoas, recursos, estruturas organizacionais e restrições, tendo como objetivo produzir e manter os produtos de software finais requeridos
Os processos são divididos em atividades ou tarefas. Uma atividade éum passo de processo que produz mudanças de estado visíveis externamente no produto de software. Atividades incorporam e implementam procedimentos, regras e políticas, e têm como objetivo gerar ou modificar um dado conjunto de artefatos.
O artefato é um produto criado ou modificado durante o processo. Tal produto é resultado de uma atividade e pode ser utilizado posteriormente como matéria primapara a mesma ou para outra atividade a fim de gerar novos produtos.
Uma atividade aloca recursos(por exemplo, computadores, impressora), é escalonada, monitorada e atribuída a desenvolvedores(agentes), que podem utilizar ferramentas para executá-la.
Toda atividade possui uma descrição, a qual pode especificar os artefatos necessários, as relações de dependência com outras atividades, as datasde inicio e fim planejadas, os recursos a serem alocados e os agentes responsáveis pela mesma.
O agente pode ser uma pessoa ou uma ferramenta automatizada(quando a atividade é automática) e relaciona-se com as atividades de um processo. Os agentes podem estar organizados em cargos, aos quais podem ser definidas diferentes responsabilidades.
A realização do processo é afetada pela...
tracking img