Engenharia de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Sistemas de Informação

















ENGENHARIA DE SOFTWARE




















Belo Horizonte
2012













1 - ENGENHARIA DE SOFTWARE




Existem diversas definições para engenharia de software, conceituadas por vários autores, Fritz Bauner, foi o primeiro a defini-lacomo:
[Engenharia de Software é] a criação e a utilização de sólidos princípios de engenharia a fim de obter softwares econômicos que sejam confiáveis e que trabalhem eficientemente em máquinas reais.

A definição de Bauner nos fornece uma linha básica, pois não menciona às medidas de unidades e não abrange os aspectos técnicos da qualidade do software sem se preocupar com a importância de umprocesso amadurecido, porém levanta questões sobre quais são os sólidos princípios de software que podem ser aplicados no desenvolvimento de sistemas, para que sejam desenvolvidos softwares confiáveis, econômicos e eficientes. (PRESSMAN, 2006).

O termo Engenharia de Software foi criado na década de 1960 e utilizado oficialmente em 1968 na NATO Conference on Software Engineering (Conferência sobreEngenharia de Software da OTAN). As motivações para o surgimento da engenharia de software foram o intuito de aplicar um tratamento de engenharia (mais sistemático e controlado) ao desenvolvimento de sistemas de software complexos e a tentativa de contornar o "estágio do caos" ou "crise do software", período no qual não havia padrões, métodos e técnicas adequadas para aperfeiçoar o processo dedesenvolvimento de software, os softwares eram desenvolvidos da forma escolhida pelos programadores e nem sempre possuíam documentação, o usuário não participava do projeto do software e era o último, a saber, dos resultados alcançados com o projeto, havia ciclos de alterações infindáveis, problemas de manutenção do software e dificuldade de previsão de tempo, medição do esforço e custo emdesenvolvimento de software.

De acordo com Pressman (2006), a engenharia de software é uma tecnologia em camadas e inclui um processo, métodos e ferramentas. De acordo com a figura 1 a engenharia de software deve se apoiar em um compromisso organizacional com a qualidade. O foco na qualidade leva ao desenvolvimento de abordagens cada vez mais efetivas para a engenharia de software e criam a cultura de umprocesso continuo de aperfeiçoamento.

As camadas de tecnologia são unidas pela camada de processo, que é o alicerce da engenharia de software. O processo define um arcabouço que deve ser estabelecido para a efetiva utilização da tecnologia da engenharia de software, e formam a base para o controle gerencial de projetos de software estabelecendo o contexto para aplicação dos métodos técnicos,produção dos produtos de trabalho, estabelecimento dos marcos, garantia da qualidade e gestão das modificações.

A técnica de “como fazer” para a construção softwares, são fornecidas pelos métodos. Os métodos abrangem um conjunto de tarefas como a comunicação, análise de requisitos, modelagem de projeto, construção de programas, testes e manutenção.

As ferramentas de engenharia de softwarefornecem apoio automatizado ou semi-automatizado para o processo e para os métodos. Assim pode ser estabelecida a engenharia de software apoiada por computador, pois quando a informação criada por uma ferramenta integrada pode ser utilizada por outra ferramenta é utilizado um sistema de apoio ao desenvolvimento de software.



Figura 1 - Engenharia de software em camadas
[pic]
Fonte: Pressman,2006



2 - ARCABOUÇO DE PROCESSO

O arcabouço de processo é o alicerce de um processo de software completo, engloba as atividades de arcabouço que são aplicáveis a todos os projetos de software independentemente do seu tamanho ou complexidade. Durante todo o processo do desenvolvimento de software também são incluídas no arcabouço de processo um conjunto de atividades guarda-chuva....
tracking img