Engenharia de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
| |


Engenharia de Software

1. INTRODUÇÃO
O software está praticamente em todas as coisas do cotidiano, ele é usado em centrais telefônicas, lotéricas, bancos, entre outros. Os maisconhecidos e utilizados são usados nos computadores, atualmente também estão sendo usados em aparelhos celulares. O profissional de engenharia de software é crucial nos dias atuais, e será nas próximasdécadas, esteja ele atuando como analista, desenvolvedor ou gerente de equipe de projeto. É uma área da computação voltada à especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software, comaplicação de tecnologias e práticas de gerência de projetos, visando organização, produtividade e qualidade.

2. ENGENHARIA DE SOFTWARE: ESSENCIAL PARA AS PRÓXIMAS DÉCADAS
Software é um conjunto deinstruções que quando são processadas fornecem funcionalidades desejadas. Entendido também como um programa de computador, entretanto com a redução de custo não são necessariamente usados apenas emcomputadores, softwares estão sendo instalados também em aparelhos celulares. Reparando no atual dia-a-dia percebe-se que o software está sendo utilizado em praticamente todas as coisas. Contudo, há,aproximadamente, cinco décadas atrás, o software era uma pequena parcela dos sistemas computacionais comparado ao hardware.
Segundo Antônio Mendes Silva Filho: “Um engenheiro de software é oprofissional responsável por levantar e analisar o conjunto de requisitos, desenvolver o projeto, implementá-lo, testá-lo e entregar ao cliente”. Um engenheiro de software para ter sucesso, em projetos, precisaconsiderar o custo, o tempo e a qualidade, três aspectos essenciais às engenharias. Esses pilares juntamente com compreensibilidade e princípios de engenharia constituem as preocupações do engenheirode software desde o primeiro dia de qualquer projeto.
O papel do engenheiro de software vai muito além de apenas conceber o projeto. Existem três fases que precisam ser seguidas: manutenção,...
tracking img