Quilombo dos palmares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Quilombos Dos Palmares

Quilombo dos Palmares localizava-se na então capitania de Pernambuco, na serra da Barriga, região hoje pertencente ao município de União dos Palmares, no estadobrasileiro de Alagoas.

Conheceu o seu auge na segunda metade do século XV, constituindo-se no ma s emblemático dos quilombos formados no período colonial. Resistiu por ma s de um século, o seu m totransformando-se em moderno símbolo
Da resistência do africano à escravatura, ainda que, paradoxalmente, tenha-se conhecimento do uso de escravos em mu tos quilombos
Antecedentes

Asprimeiras referências a um quilombo na região remontam a 1580, formado por escravos fugitivos de engenhos das Capitanias de Pernambuco e da Bahia: cava-se o período denominado, no Brasil, como União bélica.No f m do século XV, o quilombo ocupava uma vasta área coberta de palmeiras, que se estenda do cabo de Santo Agostinho ao r o São Francisco. Um século ma s tarde, esse
Territórioencontrava-se reduz do à região de Una e Serinhaém, em Pernambuco, Porto Calvo e São Francisco, atual Penedo, em Alagoas.
A repressão
Busto de Zumbi dos Palmares em Brasília.

Com a expulsão dosholandeses do Nordeste do Brasil, acentuou-se a carência de mão-de-obra para a retomada de produção dos engenhos de açúcar da região. Dado o elevado preço dos escravos africanos, os ataques a Palmaresaumentaram, visando a recaptura de seus integrantes.

A prosperidade de Palmares, por outro lado, atraía atenção e receio, e o
Governo colonial sentiu-se obrigado a tomar providências paraafirmar o seu poder sobre a região. Em carta à Coroa Portuguesa, um Governador-geral reportou que os quilombos eram ma s difícil s de vencer do que os holandeses (neerlandeses).

Foramnecessárias, entretanto, cerca de dezoito expedições, organizadas desde o período de dom nação holandês, para erradicar definitivamente o Quilombo dos palmares.

No último quartel do século XV , Fernão...
tracking img