Gerenciamento de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Disciplina: Gestão de Âmbito Prazos e Custos
Docente: Prof. Alexandra Tenera

Trabalho realizado por:
Carlos Albano
João Carrilho
João Carvalho

Dezembro/2010
Lean Six Sigma inProject Management-Paper RS

Carlos Albano a, João Carrilho b, João Carvalho c
a, b, c Dep. de Engª Mecânica e Industrial, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, 2829-516 Caparica, Portugal
c.albano@fct.unl.pt a, j.carrilho@fct.unl.pt b, j.carvalho@fct.unl.pt c

RESUMO

O presente artigo pretende evidenciar a potencial utilidade da metodologia Lean Six Sigma quandoaplicada no desenvolvimento da Gestão de Projectos. Presentemente, a necessidade de optimizar os recursos disponíveis e reduzir os custos estão cada vez mais presentes nas estratégias empresariais, sejam quais forem os seus ramos de actividade. Com uma inovação tecnológica em constante actualização e clientes cada vez mais exigentes quanto a qualidade dos produtos finais, o desenvolvimento deprojectos que assegurem estes pressupostos requerem que a sua gestão seja vista por parte das empresas numa perspectiva de constante melhoria continua, não só para garantir a sua boa execução, mas principalmente que esta seja feita no menor tempo ao mais baixo custo possível. Com o objectivo de encontrar metodologias sistemáticas que possam ser vistas como possíveis soluções para aumentarcompetitividade e o lucro das empresas, a investigação realizada sugere que as ferramentas de desenvolvimento, tanto do conceito Lean como do conceito Six Sigma, quando combinadas poderão ser de enorme utilidade para reduzir os desperdícios e desvios que um projecto pode originar, tornando-o não só mais eficiente mas também reduzindo o seu tempo de execução.

Palavras Chave: Lean; Six Sigma; Gestão deProjectos

1. INTRODUÇÃO

Actualmente as organizações estão inseridas num mercado global extremamente competitivo, sendo as exigências ao nível da eficiência fundamentais para a sua sobrevivência. Muitas organizações procuram metodologias e ferramentas que apontem para a eliminação do desperdício nos seus processos e implementem melhorias na sua eficiência. Para suprir as necessidades da procura damáxima eficiência, surgiram entre outras as metodologias Lean e Six Sigma.

Muitos reconhecem o termo Lean como sendo uma metodologia centrada na velocidade e eficiência, ou seja o conceito Lean concentra-se na eliminação dos desperdícios dos processos. Quanto ao Six Sigma, focaliza-se na redução das variações das organizações tendo como base a estrutura de medição e analise estatística quepermite tomar decisões com maior foco para melhoraria da qualidade.

É com base nestes pressupostos que se pretende abordar as vantagens da utilização conjunta das duas metodologias e a sua aplicabilidade na Gestão de Projectos. Contudo, ao abordar o tema surgem dúvidas sobre qual é a relação entre as metodologias Six Sigma e Lean, as ferramentas utilizadas por ambas e a sua incorporação nas 5fases de desenvolvimento da Gestão de Projectos.

Poderá a conjugação do Lean e Six Sigma com as técnicas tradicionais da Gestão de Projecto ser uma combinação poderosa? É possível utilizá-las simultaneamente? Poderá uma utilização simultânea criar valor na “tradicional” Gestão Projecto?
2. REVISÃO DE LITERATURA

A análise seguinte descreve os principais componentes do Lean e do SixSigma aliado à sua potencial correlação com a Gestão de Projectos. Vejamos pois, qual o foco de cada uma destas abordagens:

2.1 Lean Thinking

Para muitos investigadores, Lean é o conjunto de "ferramentas" que auxiliam na identificação e eliminação de desperdícios (muda) constantes.

O pensamento Lean consiste num conjunto de conceitos e procedimentos que visam simplificar o modo como...
tracking img