Quilombo dos palmares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Para quem conhecia o castigo da chibata e outras formas de tortura, a ideia de um quilombo representava uma espécie de paraiso. No período de escravidão no Brasil, quilombos eram comunidades fundadaspor escravos que conseguiram fugir de seus senhores.
Um dos quilombos mais conhecidos da historia brasileira foi Palmares, instalado na serra da Barriga, atual região de Alagoas. O nome, Palmares,veio do fato de a região possuir um grande número de palmeiras. Segundo algumas fontes, ele teria surgido em 1597, quando cerca de quarenta escravos fugiram de um engenho de açúcar no litoral doNordeste. Estima-se que, em 1671, sua população tenha sido em torno de 20 mil habitantes.
Seu crescimento ocorreu principalmente entre as decadas de 1630 e 1650, quando a invasão dos holandeses prejudicouo controle sobre a população escrava.
Dada a carência de mão-de-obra, o governo se viu obrigado a tomar providências para afirmar o seu poder sobre a região. Em 1678, o governador de Pernambuco,Aires Sousa e Castro, e Ganga Zumba, o primeiro grande chefe do quilombo, firmaram o chamado "acordo de Recife". Por esse tratado, o governo reconhecia a liberdade de todos os nascidos no quilombo.Alguns membros da comunidade não aceitaram os termos do acordo assinado por Ganga Zumba, que acabou sendo envenenado por seus opositores quilombolas. O novo líder passou a ser Zumbi, que não aceitavanegociar com as autoridades e preferia manter o conflito.
Símbolo de luta e resistência à escravidão, Zumbi foi um herói negro. Durante seu “governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo váriasvitórias contra os soldados portugueses. O grande guerrilheiro mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.
Em 1692, o bandeirantepaulista Domingos Jorge Velho aceitou a proposta de destruir o Quilombo dos Palmares. Fracassou na primeira tentativa, mas dois anos depois, retornou à região com 9 mil homens e seis canhões. Dia 6 de...
tracking img