Centros cerimoniais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centros cerimoniais,


Fazendo uma análise do que restou dos edifícios e de sua disposição quando do término da construção de Lubaantún, o autor fez uma divisão destes em quatro grupos. Emprimeiro lugar, as pirâmides, edifícios religiosos, cuja menor tinha uma área de base de 500 metros e de altura superior a 5 metros. Os campos de jogo e outras construções que chegavam a 3,60 metros dealtura e até 330 metros quadrados, mas não puderam ser claramente identificadas, apareciam em seguida. Com altura de até 2 metros e área de 280 metros quadrados, as residências da elite. Por fim, um grandenúmero de construções pequenas em altura e área de base, as quais supõe-se serem os alicerces das residências comuns.
Cada categoria tinha uma localização determinada, sendo os edifícios de mesmacategoria agrupados.
As zonas públicas eram as mais acessíveis. As três pirâmides que compunham o centro religioso estavam localizadas na Plaza IV (?), a de maior acessibilidade no conjunto, de onde seconclui que não havia restrições a essas atividades. As áreas residenciais eram as mais isoladas.
A disposição do primeiro campo de jogo construído na cidade mostra a necessidade de atravessar aPlaza IV – um centro religioso – para alcançá-lo, o que juntamente com descrições de espanhóis na sua chegada a América, indica um caráter ritual do jogo (tendo, algumas vezes, sido sacrificados osderrotados) e inicialmente concentrado pela elite, mas a construção de um segundo campo leva a idéia de um caráter mais público adquirido por este ao longo do tempo.
Supõe-se que a Plaza V, um grandeespaço aberto e de enorme acessibilidade fosse a praça de mercado do centro cerimonial.
Lubantun foi construída sobre um solo fértil, que se estendia a nordeste e sudoeste, e próxima ao rio Columbia,fonte de água e proteína. Estava em situação privilegiada para controlar o trafico de canoas que iam e viam, tanto pela costa do caribe, como pelo interior. O comercio se desenvolvia alem dos...
tracking img