Gerdau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Motivação:

O grupo GERDAU em meados de 1980 adquiriu a empresa Siderúrgica LAISA no Uruguai, dando inicio da busca da empresa de abranger seus horizontes no cenário internacional. Após o investimento de 16% do seu capital de giro, em 1989, a empresa em um ato para tentar desbravar a América do Norte, comprou a empresa Gerdau Ameristeel Cambridge situada em Ontario – Canadá. Com o grandecrescimento em 1992 a empresa assumiu o poder da Gerdau AZA, no Chile. Com o passar dos anos a entidade buscou elevar seu poder no mercado externo, assim aumentando sua participação na Gerdau Argentina e principalmente dentro da Gerdau Estados Unidos da América e aderindo as empresas North Star Steel, Sipar Aceros S.A. entre outras.
A entidade tem como foco econômico a fabricação dedescentralizações de aços longos através de fornos elétricos a arco EAF (electric arc furnace) em mini-mills e alto-forno de usinas integradas. No entanto, a matéria-prima principal utilizada pela GERDAU o aço mini-mills encontrado em grande escala no territorio americano.
Dentre esses motivos a motivação central para essas grandes adesões da empresa GERDAU foram a estratégia de driblar barreiras comerciaisimpostos por diversos países, entre eles o mais relevante sendo o Estados Unidos. Colocando em pratica essa estratégia o grupo conseguiu atingir um patamar diferenciado dentro do seu segmento de produção.

Ente as perspectivas analisadas a GERDAU tem como foco otimizar sua receita pela internacionalização da sua tecnologia em outros territórios e raramente se associando a outras empresas.

Segueo gráfico representativo dos últimos anos de investimentos do grupo Gerdau.


Retirado do site www.gerdau.com.br/updatetool/DownloadCenter/_fls/_.../295_1.ppt data 6 de abril as 18:26














As estratégias adotas pela Gerdau para inserir as suas atividades no mercado internacional.

Tendo em vista a demanda de crescimento das empresas Brasileiras, vê-se anecessidade de expansão de sua atuação no mercado interno e global, consequentemente as empresas adotam uma estratégia: a Internacionalização. Suas motivações para inserir sua empresa globalmente são variadas, como a eliminação de barreiras tarifárias e burocráticas ou mesmo uma garantia de acesso facilitado a melhores fontes de insumos escassos em sua região e principalmente a intenção de crescimento emaximização de lucros. Algumas de suas razões também é a busca de tecnologia e aprendizado de estratégias de mercado de diferentes países, fazendo que sua companhia saiba se adequar a mercados variados, atingir a otimização de serviços prestados e melhorar qualidade de seus produtos com a intenção de se tornarem, assim como a Gerdau é considerada atualmente, players globais que ampliaram as receitasde exportação, de impostos e de oportunidades de trabalho diretos e indiretos, também como contribuindo para a ascensão do Brasil no cenário geopolítico internacional.
Segundo pesquisas efetuadas sobre este processo aplicado á empresa, que é o nosso foco de pesquisa, o Relatório Gerdau revela que a estratégia global de internacionalização está orientada para atender às demandas de produtos aolongo do continente americano, focando suas energias nos mercados do Cone Sul e da América do Norte. Na América do Sul, a visão de longo prazo adotada pela empresa é de que a integração das economias é um caminho definitivo, levando em conta o aproveitamento das vocações e potencialidades do Mercosul e países membros. Na América do Norte, com uma demanda de mais de 150 milhões de toneladas anuais deprodutos siderúrgicos, também apresenta oportunidades importantes de crescimento para a Gerdau.
Outra estratégia adotada, é que a Gerdau conseguiu estabelecer um desempenho diferenciado em suas usinas, pela eventual proximidade com sua matéria-prima, critérios que facilitam a logística e práticas de gestão alinhadas às melhores do mundo.
Outro fator observado foi que a Gerdau raramente se...
tracking img