Ambiente para desenvolvimento de software para dispositivos móveis orientado a modelos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
JOSELENO DIAS MOREIRA DOS SANTOS
Ambiente para desenvolvimento de software para dispositivos móveis orientado a Modelos

INTRODUÇÃO
Os dispositivos móveis são cada vez mais indispensáveis no cotidiano das pessoas. Hoje, estes dispositivos não são meros meios de comunicação que realizam chamadas de voz e envio de mensagem, mas dispositivos capazes de navegar na Internet, visualizar e-mail,acessar redes sociais, informar a localização global do aparelho, entreter o usuário por meio de jogos e recursos áudio visuais, como também, visualizar e editar arquivos com aplicativos de escritório – editores de textos e planilhas, leitores de pdf, dentre outros –, permitindo ao usuário executar tarefas importantes mesmo estando distante do computador pessoal.
A importância dos dispositivosmóveis para sociedade tem gerado uma crescente demanda por hardwares e softwares cada vez mais evoluídos e complexos. Assim, a fim de conquistar o cliente e proporcionar novas funcionalidades, as empresas de celulares, smartphones, tablets e outros dispositivos móveis têm oferecido aparelhos com inúmeros acessórios – como, por exemplo, TV digital, transmissão de dados via Bluetooth, rede wireless e 3G,sistema de localização global (GPS) – e diferentes sistemas operacionais.
Neste trabalho, entende-se por infraestrutura ou plataforma do dispositivo móvel, a arquitetura de hardware e de software (sistema operacional) que constituem o aparelho.
A variabilidade de infraestrutura torna o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis um desafio. Hoje, as fábricas de software são obrigadasa lidar com aparelhos que possuem inúmeras arquiteturas e diferentes sistemas operacionais. Portanto, uma fábrica que queria disponibilizar sua aplicação para mais de uma plataforma deverá reescrevê-la, com o mesmo design e a mesma lógica, em diferentes linguagens de programação e arquitetura de software.
Manter a mesma aplicação para diferentes infraestruturas acarreta em prejuízo financeiropara as fábricas de software, visto que esta ação gera desperdício de tempo e de mão de obra, além de aumentar a probabilidade de falhas durante o desenvolvimento e dificultar o controle de versões do sistema.
Como se não bastasse os prejuízos financeiros, ainda existe o desgaste motivacional da equipe de desenvolvimento, que realizará a tediosa e redundante tarefa de alterar a mesma aplicaçãopara diferentes plataformas.
O problema supracitado não se restringe ao desenvolvimento de sistemas para estes aparelhos. É comum encontrar fábricas de software enfrentando dificuldades semelhantes para portabilizar suas aplicações para computadores com diferentes sistemas operacionais. Entretanto, o problema é agravado em aplicações para dispositivos móveis devido à restrição dos recursos dehardware, que limita a disponibilidade de memória, o consumo de energia, a velocidade de processamento, dentre outros.
Em 2006, Staron [1] apresentou um estudo de caso sobre o processo de adoção da metodologia de desenvolvimento orientado a modelos (MDD) por duas empresas. Neste trabalho, ele descreveu as diferenças de requisitos e os fatores que determinaram a adoção do MDD nestas organizações. Porfim, ele apontou a notação de modelagem adequada ao propósito de cada uma das empresas.
Já em 2007, France e Rumper [2], discutiram sobre os desafios da aplicação da engenharia orientada a modelos (MDE) no desenvolvimento de softwares complexos e apontavam que era impossível aplicar a MDE em curto ou médio prazo, embora, com apenas a tentativa de sua aplicação, já era possível sentir os resultadosda redução na complexidade do software em evolução.
Enquanto Karsai et al. [3], em 2008, afirmaram a aplicação da arquitetura orientada a modelos (MDA) era benéfica para o desenvolvimento de software embarcado e ilustraram, em seu trabalho, os conceitos desta metodologia na prática, usando uma linguagem de modelagem e um conjunto de ferramentas projetadas para o desenvolvimento de software...
tracking img