Durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Durkheim
* Contexto histórico: difusão de ideais iluministas; industrialização; vida coletiva como algo complexo, distinto e irredutível às partes que o formam (seu estudo era feito através dométodo positivo observação, indução e experimentação).
* Sofre influência da filosofia racionalista de Kant, do darwinismo, do organicismo alemão e do socialismo de cátedra.
* Definesociologia como “a ciência das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento”.
* Fatos sociais: maneiras de sentir, pensar e agir exteriores ao individuo, dotadas de um poder de coerção em virtude doqual se lhe impõem.
* A vida esta no todo e não nas partes os fenômenos que constituem a sociedade tem sua origem na coletividade. É onde se devem buscar os fatos sociais, porque asconsciências individuais, quando unidas, dão origem à consciência da sociedade, e não aos fatos sociais.
* Exemplos de fatos sociais: representações coletivas (expressão de um grupo de pessoas); valores deuma sociedade.
* Regras para se seguir em um estudo de fatos sociais: afastar sistematicamente as prenoções; definir previamente os fenômenos tratados a partir dos caracteres exteriores que lhessão comuns; e considerá-los da maneira mais objetiva possível.
* O papel do sociólogo é compreender a realidade e não julgá-la, assumindo a sua ignorância e adotando a pratica da dúvida metódica.* Dualidade dos fatos morais: ao mesmo tempo em que as instituições se opõem a nós, aderimos a elas.
* Regras morais: ideia de dever e desejável.
* Fatos morais: o ser proibido, que nãose ousa violar, mas é também o ser bom, procurado.
* Consciência individual: aquela que se relaciona com os acontecimentos da vida pessoal.
* Consciência coletiva: aquela que revela em nós umsistema de ideias sentimentos e hábitos que exprimem os diferentes grupos ( que têm vida própria) de que fazemos parte. instrução pública ensino moralizador
* Consciência individual +...
tracking img