Engenharia reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ENGENHARIA REVERSA
ENGENHARIA REVERSA

IFSP – INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO

CAMPUS SÃO PAULO

ADS1 - COE1 – Profª. Nanci e Prof. Salmaso

Nome: Erik Massao Takigami Protocolo: 1271466

Nome: Sidney Bezerra Leite Protocolo: 1270532

* Introdução:

* Nem todas as invenções tecnológicas do mundo moderno foram criadas a partir de uma grande ideia. Algumas delas surgiramdo estudo de outras, e posteriormente se desenvolveram de forma independente do objeto inicial de estudos.

* A Engenharia Reversa está cada vez mais se tornando uma importante área de pesquisas para o avanço das tecnologias existentes, pois permite que mesmo aquilo que é protegido por leis de propriedade intelectual seja estudado e melhorado pelos concorrentes.

* O que éEngenharia Reversa?

* É o processo de análise de um artefato (um aparelho, um componente elétrico, programa de computador, etc.) e os seus detalhes de funcionamento, geralmente, com a intenção de construir um aparelho ou programa que faça a mesma coisa, sem realmente copiar algo do original.

* O nome “Engenharia Reversa” define muito bem o conceito do que ela faz. Trata-se do estudo de umobjeto, seja um processador, um monitor, um programa ou até mesmo um simples relógio, desmontando-o e analisando suas peças, seus componentes, seus comandos e seu comportamento (no caso de programas). Isso é feito para descobrir como ele foi fabricado, como ele poderia ser melhorado e que outras funções ele poderia realizar, não havendo acesso a sua documentação.

* Explicando de formafácil e resumida, a engenharia reversa pode ser comparada a uma dissecação do objeto de estudo, como é feito com sapos, minhocas e outros animais em aulas de biologia. Abre-se o objeto estudado, separam-se suas partes e estuda-se sua composição química, construção, formatos de peças e diversos outros itens, com o intuito de descobrir como tudo funciona e como repetir o processo de criação.

*História:

* Não há um registro inicial de utilização da engenharia reversa, mas sabe-se que quando ela surgiu, suas primeiras aplicações foram em equipamentos militares, para que se alcançasse a superioridade militar, e até mesmo como método de espionagem.

* A espionagem industrial também encontrou na engenharia reversa um poderoso aliado para a “criação” de equipamentosconcorrentes.

* Alguns frutos históricos da engenharia reversa:

* Bombardeiro soviético Tupolev Tu-4: Em 1945, durante a segunda guerra mundial, três bombardeiros americanos modelo B-29 foram forçados a aterrissar em território russo. Os soviéticos os desmontaram e estudaram. Usaram a engenharia reversa para copiar o bombardeiro nos mínimos detalhes. O resultado foi o bombardeiroTupolev Tu-4 que voou pela primeira vez em 19 de maio de 1947. A produção em série do bombardeiro começou neste mesmo ano.

* IBM-PC compatível: A IBM abriu mão da patente de sua plataforma, deixando o caminho livre para qualquer um produzir uma maquina que fosse compatível com o IBM-PC. Assim surgiram vários clones do IBM-PC.

* Processador AMD Am9080: Foi produzido originalmentesem licenciamento como um clone do processador Intel 8080. Mais tarde, um acordo foi firmado com a Intel para sua fabricação. A primeira versào do Am9080 foi lançada em abril de 1974.

* Engenharia Reversa de Softwares:

* Programas proprietários, ou seja, que não possuem seu código aberto, não permitem que você saiba como eles foram programados, para descobrir maneiras demelhorá-los ou mesmo copiá-los. A engenharia reversa tem condições de fazer análises minuciosas sobre o comportamento de programas, para então tentar reconstruí-los, descobrindo assim como eles funcionam internamente.

* É extremamente útil também para aqueles que desejam tornar programas e equipamentos interoperáveis. Isto é, por exemplo, fazer com que um programa de Windows possa ser rodado em...
tracking img