Gerdau - projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO - GERDAU

GERDAU
A Gerdau se preocupa em oferecer ao mercado produtos de qualidade superior de acordo com os padrões modernos mais exigentes.
O Grupo Gerdau ocupa a posição de 13º maior produtor de aço do mundo e é líder no segmento de aços longos nas Américas. Possui 337 unidades industriais e comerciais, além de cinco joint ventures e quatro empresas coligadas, o que faz com queesteja presente em 14 países: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, Índia, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Possui capacidade instalada de 26 milhões de toneladas por ano e fornece aço para os setores da construção civil, indústria e agropecuária.
O Grupo Gerdau começou a operar em 1901, com a Fábrica de Pregos Pontas de Paris, nacidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Investe continuamente na capacitação de mais de 46 mil profissionais e no desenvolvimento das comunidades onde está inserido. As ações de suas empresas estão presentes nas bolsas de valores de São Paulo, Nova York, Toronto e Madri.

Nome: Grupo Gerdau
Setor de atuação: Siderurgia
Países onde atua: No exterior em oito países da América Latina e Canadá,Espanha, EUA e Índia
Número de funcionários: 35,5 mil
Faturamento: 15,3 bilhões de reais (primeiro semestre de 2007)
Percentual do faturamento obtido no exterior: 64,1% (unidades no exterior mais exportações a partir do Brasil)
Tempo de atuação no exterior: Mais de 20 anos
Tema do Caso: Alianças e Fusões Internacionais
A conquista: A partir de uma cuidadosa estratégia integrada, desenvolveu umprocesso de internacionalização. Hoje, a empresa está presente em 13 países e exporta para mais de 40.
Como chegou lá: O grupo consolidou seu processo de internacionalização por meio da aquisição de companhias, criação de joint ventures e parcerias estratégicas e compra de participações minoritárias
Inserção internacional: É multinacional. Vende, distribui e produz no exterior

A EMPRESADenominação:
METALÚRGICA GERDAU S.A.
C.N.P.J:
92.690.783/0001-09
Forma jurídica:
Empresa comercial, industrial se sociedade anônima de capital aberto
Sede e foro:
Avenida Borges de Medeiros n 650 bairro são jorge sapucaia do sul RS

Controle de capital

Empresas Acionistas Controle de capital
Metalúrgica Gerdau S/A 74,9%
Investidores Institucionais Brasileiros 4,0%
InvestidoresInstitucionais Estrageiros 5,8%
Outros Acionistas 15,3%


Breve histórico da empresa:
O grupo Gerdau nasceu da visão empresarial e da capacidade de trabalho de Johann Heinrich Kaspar Gerdau, ou, simplesmente, João Gerdau. Natural de Altona (Alemanha), emigrou para o Sul do Brasil em 1869, desembarcando no Porto de Rio Grande ainda jovem. Instalou-se na Colônia de Santo Ângelo (atual cidade deAgudo, estado do Rio Grande do Sul), onde inicialmente investiu no comércio, transporte e loteamento de terras. Mais tarde, em 1884, fundou uma casa comercial em Cachoeira do Sul. Em busca de novas oportunidades, João Gerdau mudou-se com a esposa Alvine Gerdau e os três filhos, Hugo, Walter e Bertha, para capital do Estado.
Em Porto Alegre, comprou a Fábrica de Pregos Pontas de Paris, em 1901,marco da origem do Grupo Gerdau. Em seguida o negócio passou a ser administrado pelo filho Hugo. Com a abundante produção de pregos, o Rio Grande do Sul deixava de depender da importação. Em 1933 a Fábrica de Pregos expandiu a produção com a construção de uma nova unidade, em Passo Fundo, no interior do Estado.
Em 1946, Curt Johannpeter, genro de Hugo, assumiu a direção da Gerdau e comandou uma fasedecisiva de expansão dos negócios. Dois anos após a sua entrada, a Fábrica de Pregos Hugo Gerdau (sucessora da Fábrica de Pregos Pontas de Paris) comprou a Siderúrgica Riograndense e o grupo iniciou sua bem sucedida trajetória na siderurgia. A direção de Curt nos negócios foi decisiva na modernização e impulso profissional. Trouxe para a Gerdau os valores familiares, mostrando que o respeito às...
tracking img