Ser diferentes, com direitos iguais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
serviço social

márcia silva de brito gomes dos santos

ser diferentes com direitos iguais
Diversidade, Alteridade, Respeito....

Betim
2011

márcia silva de brito gomes dos santos

ser diferentes com direitos iguais
Diversidade, Alteridade, Respeito...

Trabalho apresentado às disciplinas de Formação social, política e econômica do Brasil,Antropologia, Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social I e Psicologia Geral da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Professores: Gleiton Luiz de Lima, Giane Albiazzetti, Rosane Malvezzi, Lisnéia Rampazzo

Betim
2011

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 6

5 REFERÊNCIAS 7

INTRODUÇÃO
O termo diversidade no seu significado geralquer dizer diferença, variedade, convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si em determinado assunto, situação ou ambiente. É o conceito de pluralidade, multiplicidade, heterogeneidade e diferentes ângulos de visão ou abordagem.
As ciências humanas buscam-se explicar as diferenças entre os seres humanos e compreender as conseqüências sociais, culturais, econômicas epolíticas das diferenças. Somos diversos em um conjunto de peculiaridades e diferenças entre nós que é impossível de sermos padronizados pois somos singulares mesmo sendo parecidos.
A diversidade está presente na construção de identidade de todas as sociedades, alguns estudiosos enfatiza que o trabalho com a diversidade pressupõe tratar as nossas diferenças e semelhanças e lidar com desigualdadesconstruídas historicamente.
A sociedade é marcada pela diversidade que é expressa através de suas etnias, culturas, modos de vidas, valores, organizações, crenças, representações, enfim, de necessidades historicamente constituída.
Voltando um pouco no tempo, nos últimos séculos as ciências pensavam e falavam em torno de um sujeito abstrato e universal como representações de toda a humanidade, um sernos moldes das propostas das verdades ocidentais (européias); homem, adulto, branco, heterossexual e cristão.
Nesse contexto, constituíram-se categorias de sujeitos que, por estarem na condição de diferentes, encontram-se em situações de maior vulnerabilidade: crianças, adolescentes, mulheres, pessoas com deficiências físicas ou mentais, com orientação sexual e religiosa distintas, negrosdentre outras.
É preciso nos despirmos dos preconceitos e das discriminações para que tenhamos uma cidadania aberta e interativa, capaz de reconhecer as assimetrias de poder entre os diferentes grupos culturais e de trabalhar conflitos e promover relações solidárias.

DESENVOLVIMENTO
Após o mercantilismo surge o capitalismo com uma força avassaladora onde começa a exploração do homem pelo homem.Na África país pobre economicamente é visto a oportunidade de uma mão de obra gratuita e forçada, começa então o ciclo da escravatura; homens, mulheres e crianças eram roubados de seus lares e levados como animais em navios aos seus destinos cruéis.
No Brasil colonizado por Portugal o escravismo era o capital mais rentável, já que os gastos eram poucos e os lucros exorbitantes, não havia lugarque não existissem escravos no Brasil, inicialmente os indígena e logo depois os negros, estavam nos canaviais, nos engenhos, nos cafezais, nas casas grandes e faziam toda a sorte de serviço que lhes eram imputados.
A liberdade era o sonho que estes escravos sonhavam acordados e até mesmo enquanto dormiam. O descontentamento era geral em todas as províncias devido aos maus tratos a que eramsubmetidos, as condições eram desumanas, começavam então a fuga inicialmente iam para lugares ermos afastados das cidades e vilas, escondiam-se ao máximo que podiam dentro das matas que ainda eram muitas, começando assim a formar um lugar para chamarem de seu a qual denominaram quilombos, começaram timidamente e aos poucos foram aumentando os números de fugitivos e de quilombos, dentre os quais se...
tracking img