Projeto empresa gerdau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATVIDADE DA EMPRESA

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e uma das maiores fornecedoras de aços longos especiais no mundo. Possui mais de 40 mil colaboradores e presença industrial em 14 países, com operações nas Américas, na Europa e na Ásia, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, nomundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço. Com cerca de 140 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.
 
A empresa possui:

15 Usinas Siderúrgicas
3 Unidades de transformação
38 Unidades de Corte e Dobra de Aço
69 Unidades Comerciais
4 Áreas de extração de Minério de Ferro
2 Terminais Portuarios Privativos3 Escritórios

A Gerdau administra seus negócios conforme estabelecido em sua governança corporativa, a saber:
• Brasil (Operação de Negócio Brasil) – inclui as operações no Brasil, com exceção de aços especiais
• América do Norte (Operação de Negócio América do Norte) – inclui todas as operações na América do Norte (Gerdau Long Steel North America/ Special Steel North America), exceto asdo México e as de aços especiais
• América Latina (Operação de Negócio América Latina) – inclui todas as operações na América Latina, com exceção do Brasil
• Aços Especiais (Operação de Negócio Aços Especiais) – inclui as operações de aços especiais no Brasil, na Espanha, nos EUA e na Índia.

HISTÓRIA
O grupo GERDAU nasceu da visão empresarial e da capacidade de trabalho de Johann HeinrichKaspar Gerdau, mais conhecido apenas como João Gerdau. Natural de Altona, na província de Holstein, no reino da Prússia, ele imigrou para o sul do Brasil no ano de 1869, em busca de melhores condições de vida e de novos empreendimentos, desembarcando no Porto de Rio Grande ainda muito jovem. Instalou-se na Colônia Santo Ângelo, território que, atualmente, pertence a cidade de Agudo, no Rio Grandedo Sul. Foi lá que, inicialmente, ele investiu no comércio, transporte e no loteamento de terras. Mais tarde, em 1884, fundou uma casa comercial em Cachoeira do Sul. Em busca de novas oportunidades, João Gerdau se mudou com a esposa e os três filhos, Hugo, Walter e Bertha, para a capital do Estado. Em Porto Alegre, comprou a fábrica de pregos Pontas de Paris, exatamente no dia 16 de janeiro de1901, que passou a se chamar João Gerdau & Filho, marcando assim a origem do Grupo GERDAU.

Em 1908, ele adquiriu a pequena Fábrica de Móveis Navegantes, que existia desde 1893 na capital gaúcha, onde passou a fabricar os móveis vergados ao estilo vienense. A administração da fábrica de móveis coube ao segundo filho, Walter. Pouco antes da sua morte, em 24 de novembro de 1917, o negócio passou aser administrado pelo filho Hugo. Com a abundante produção de pregos, o Rio Grande do Sul deixava de depender da importação. Em 1933, a fábrica de pregos expandiu a produção com a construção de uma nova unidade em Passo Fundo, no interior do Estado.

Em decorrência da morte de Hugo Gerdau em 2 de outubro de 1946, seu genro, Curt Johannpeter, casado com a sua filha Helda, assumiu a direção daGERDAU e comandou uma fase decisiva de expansão dos negócios. Dois anos após a sua entrada, em virtude das dificuldades em encontrar matéria-prima no período do pós-guerra, a fábrica de pregos comprou a Siderúrgica Riograndense e o grupo GERDAU iniciou sua bem sucedida trajetória na siderurgia. Pouco mais de uma década mais tarde, em 1957, a GERDAU ianugurou sua segunda unidade siderúrgica.

Em1967, a Indústria de Arames São Judas Tadeu, fundada na década de 40 em São Paulo e que produzia trefilados, arames galvanizados e outros produtos de arame, foi integrada à GERDAU, tendo seus equipamentos transferidos para as outras unidades do grupo, passando a atuar na área comercial através da venda de produtos siderúrgicos. Dois anos mais tarde, a empresa comprou a usina produtora de aço...
tracking img