Geotecnia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPACTAÇÃO DOS SOLOS
INTRODUÇÃO
Muitas vezes na prática da engenharia geotécnica, o solo de um determinado local não apresenta as condições requeridas pela obra. Ele pode ser pouco resistente, muito compressível ou apresentar características que deixam a desejar do ponto de vista econômico. Uma das possibilidades é tentar melhorar as propriedades de engenharia do solo local. A compactação é ummétodo de estabilização e melhoria do solo através de processo manual ou mecânico, visando reduzir o volume de vazios do solo. Tem em vista estes dois aspectos: aumentar a intimidade de contato entre os grãos e tornar o aterro mais homogêneo melhorando as suas características de resistência, deformabilidade e permeabilidade.
A compactação é empregada em diversas obras de engenharia, como:aterros para diversas utilidades, camadas constitutivas dos pavimentos, construção de barragens de terra, preenchimento com terra do espaço atrás de muros de arrimo e reenchimento das inúmeras valetas que se abrem diariamente nas ruas das cidades. Os tipos de obra e de solo disponíveis vão ditar o processo de compactação a ser empregada, a umidade em que o solo deve se encontrar na ocasião e adensidade a ser atingida.O início da técnica de compactação é creditado ao engenheiro Ralph Proctor, que, em 1933, publicou suas observações sobre a compactação de aterros, mostrando ser a compactação função de quatro variáveis:
a) Peso específico seco;
b) Umidade;
c) Energia de compactação e
d) Tipo de solo.



EQUIPAMENTOS DE CAMPO
Os princípios que estabelecem a compactação dos solosno campo são essencialmente os mesmos discutidos anteriormente para os ensaios em laboratórios. Assim, os valores de peso específicos secos máximos obtidos são fundamentalmente função do tipo do solo, da quantidade de água utilizada e da energia específica aplicada pelo equipamento que será utilizado, a qual depende do tipo e peso do equipamento e do número de passadas sucessivas aplicadas.
Osequipamentos de compactação são divididos em três categorias: os “saltitão” e placas vibradoras mecânicos; os rolos estáticos e os rolos vibratórios.

“saltitão”, placas vibradoras - São compactadores de impacto utilizados em locais de difícil acesso para os rolos compressores, como em valas, trincheiras, etc. Possuem peso mínimo de 15kgf, podendo ser manuais ou mecânicos. A camada compactadadeve ter 10 a 15 cm para o caso dos solos finos e em torno de 15 cm para o caso dos solos grossos.



Rolos Estáticos
Os rolos estáticos compreendem os rolos pé-de-carneiro, os rolos lisos de roda de aço e os rolos pneumáticos.

* Pé-de-Carneiro
Os rolos pé-de-carneiro são constituídos por cilindros metálicos com protuberâncias (patas) solidarizadas, em forma tronco-cônica e comaltura de aproximadamente de 20 cm. Podem ser alto propulsivos ou arrastados por trator.
As características que afetam a desempenho dos rolos pé-de-carneiro são a pressão de contacto, a área de contacto de cada pé, o número de passagens por cobertura e estes elementos dependem do peso total do rolo, o número de pés em contacto com o solo e do número de pés por tambor.

* Rolo Liso
Trata-sede um cilindro oco de aço, podendo ser preenchido por areia húmida ou água, a fim de que seja aumentada a pressão aplicada. São usados em bases de estradas, em capeamentos e são indicados para solos arenosos, pedregulhos e pedra britada, lançados em espessuras inferiores a 15 cm.
Este tipo de rolo compacta bem camadas finas de 5 a 15 cm com 4 a 5 passadas. Os rolos lisos possuem pesos de 1 a 20 te frequentemente são utilizados para o acabamento superficial das camadas compactadas. Para a compactação de solos finos utilizam-se rolos com três rodas com pesos em torno de 7t para materiais de baixa plasticidade e 10t, para materiais de alta plasticidade. A Figura 06 ilustra um rolo compactador do tipo liso.
Os rolos lisos possuem certas desvantagens como, pequena área de contacto e em...
tracking img