Peritonio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Peritonio e cavidade peritoneal

* O peritônio reveste a cavidade abdominopelvica e envolve as vísceras. Consiste em duas lâminas contínuas: a parietal, que reveste a parte interna da parede abdominopelvica; e a visceral, que envolve as vísceras.
* Ambas as lâminas do peritônio consistem em mesotélio, uma lâmina de células epiteliais pavimentosas simples.
* O peritônio e as víscerasestão na cavidade abdominal. Não existem órgãos na cavidade peritoneal, exceto uma fina película de líquido que mantém as faces peritoneais úmidas.
* Os órgãos intraperitoneais são quase completamente cobertos com peritônio visceral, enquanto os órgãos extraperitoneais ou retroperitoneais são apenas cobertos parcialmente com peritônio (normalmente em apenas uma face). Ambos estão do lado defora da cavidade peritoneal.
* A cavidade peritoneal é um espaço de espessura capilar entre as lâminas parietal e visceral do peritônio e é localizada dentro da cavidade abdominal, que é contínua com a cavidade pélvica.
* Essa cavidade não contém órgãos, mas contém uma fina película de liquido peritoneal, que lubrifica as faces peritoneais (movimento das vísceras) e possui leucócitos eanticorpos que resistem à infecção.
Obs: A cavidade peritoneal é totalmente fechada nos homens, enquanto nas mulheres tem uma comunicação com o exterior.
Embriologia da cavidade peritoneal
* No inicio de seu desenvolvimento, a cavidade do corpo embrionário é revestida com mesoderma, o primórdio do peritônio. O peritônio parietal derivado do mesoderma forma um saco peritoneal, que vai sendoinvaginado à medida que os órgãos se desenvolvem, adquirindo um revestimento peritoneal (peritônio visceral).
Obs: A fáscia de fusão é formada pela fusão das lâminas do peritônio, como no colo descendente e ascendente do intestino delgado.
* Enquanto diversas partes do trato digestório e órgãos associados tornam-se secundariamente retroperitoneais (maior parte do duodeno e pâncreas, colosascendente e descendente do intestino), cobertos com peritônio apenas em sua face anterior, outras partes e alguns órgãos (colo sigmoide e baço) conservam um pequeno mesentério.

Termos descritivos para as partes do peritônio
* Mesentério: lâmina dupla de peritônio que ocorre como resultado da invaginação do peritônio pelo órgão e constitui uma continuidade do peritônio visceral e parietal quepropicia meios para a comunicação neurovascular entre o órgão e a parede do corpo.
* Omento: é uma extensão bilaminada ou prega do peritônio que passa do estomago e parte proximal do duodeno para órgãos adjacentes na cavidade abdominal ou para a parede abdominal.
1. Omento menor: liga a curvatura menor o estômago e a parte proximal do duodeno ao fígado.
2. Omento maior: se projeta para baixoa partir da curvatura maior do estômago e parte proximal do duodeno; dobra-se para trás e prende-se à face anterior do colo transverso e seu mesentério.
* Ligamento peritoneal: lâmina dupla de peritônio que liga um órgão com outro órgão ou com a parede abdominal.
1. Ligamento falciforme: fígado à parede abdominal anterior
2. Ligamento hepatogástrico: fígado ao estômago
3.Ligamento hepatoduodenal: fígado ao duodeno
4. Ligamento gastrofrênico: estômago à face inferior do diafragma
5. Ligamento gastroesplênico: estômago ao baço
6. Ligamento gastrocólico: estomago ao colo

Subdivisões da cavidade peritoneal
* A cavidade peritoneal é dividida em sacos peritoneais maior e menor. O saco maior (cavidade peritoneal) é a parte principal e maior da cavidadeperitoneal. O saco menor ou bolsa omental situa-se posterior ao estomago e estruturas adjacentes.
* O mesocolo transverso divide a cavidade peritoneal em compartimento supracólico (estomago, fígado e baço) e compartimento infracólico (intestino delgado, colos ascendente e descendente).
* A bolsa omental é uma cavidade extensa em forma de saco que se situa posterior ao estomago e estruturas...
tracking img