Geometria no ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL


RESUMO

O trabalho mostra um pouco sobre a origem da geometria e seus pensadores. Também trata sobre o processo de ensino-aprendizagem de geometria que é um assunto que está sendo tratado há anos, pois envolve conceitos dos quais os alunos têm muitas dificuldades. Na tentativa de tornar o processo de ensino-aprendizagem de geometria uma tarefa mais simples,tanto para os alunos como para os professores, diversas atividades com materiais concretos têm sido propostas.


Palavras-chave: Matemática, Geometria, Materiais concretos para o ensino.


1INTRODUÇÃO

A geometria está presente em diversas formas do mundo físico. Basta olhar ao nosso redor e observar as mais diferentes formas geométricas, muitas delas fazem parte da natureza, outras são produtos das ações humanas, como por exemplo, obras de arte, esculturas, pinturas, desenhos, artesanatos, construções, dentre outras.

Inicialmente, farei um breve relato sobre a origem da geometria,isto é, muito antes de criar linguagens escritas, o homem tinha entrado em contato com as formas dos seres e objetos existentes no mundo. Na Grécia vários pensadores se dedicaram ao estudo das formas e do espaço. Hoje seus nomes aparecem ligados às suas descobertas nesta área do conhecimento chamada Geometria. Dentre eles, o de maior destaque foi Euclides.

Ressalto também a importância do ensinoda geometria, que deve ser iniciada nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois o objetivo de ensinar geometria está ligado ao sentido de localização, reconhecimento de figuras, manipulação de formas geométricas, representação espacial, e estabelecimento de propriedades. O professor deve aproveitar os diferentes pontos de vista e opinião dos alunos, criando um ambiente de discussão de ideias,debates e formulações de novas definições.

2 O ENSINO DE GEOMETRIA
2.1 AS ORIGENS DA GEOMETRIA


Nada se pode afirmar sobre as verdadeiras origens da Geometria. Foi apenas há cerca de 6 mil anos que a humanidade começou a usar a escrita, e somente a partir daí tiveram início os registros mais organizados, documentando e ilustrando a vida e os costumes dos povos da Antiguidade.
A geometria,assim com as ciências, nasceu das necessidades e das observações do homem. Os conhecimentos geométricos começaram a ser utilizados muitos antes de Cristo. No Egito, por exemplo, as cheias anuais do rio Nilo destruíam as cercas que demarcavam os campos de plantação. Quando as águas voltavam ao nível normal os escribas egípcios dividiam novamente as terras, baseando-se em registros feitos antes dascheias. Foi a partir de procedimentos como esse dos egípcios que nasceu a geometria experimental. Também a origem da palavra “geometria”. Os gregos que amavam o saber, fizeram muitas descobertas a respeito de figuras geométricas.
O pensador grego que mais se destacou em Geometria foi o matemático Euclides (século III a.C.). Dedicou-se à exploração do espaço abstrato com base em definições erelações entre os elementos necessários à construção das figuras geométricas. Para ele, o ponto, a reta, o plano e outros seriam suficientes para o estudo das formas existentes. Ele reuniu as descobertas já feitas, complementou-as e as organizou de forma sistemática em uma obra chamada “Os Elementos”, escrita em doze volumes, que serviram de guia e de base para as pesquisas em geometria por mais de doismilênios.

2.2 O ENSINO DA GEOMETRIA NA ESCOLA

Desde que nasce, a criança está em contato com o mundo. Por meio da visão, da audição, do tato, dos seus movimentos, ela vai explorar e interpretar o ambiente que a rodeia e, antes mesmo de dominar as palavras, conhecer o espaço e as formas nele presentes.

A maioria dos currículos escolares do mundo todo, durante longo tempo,...
tracking img