UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NAS AULAS DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM

1635 palavras 7 páginas
UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NAS
AULAS DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO
FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
Marcia Cristina Gonçalves Gomes1, Deocliza Souza Aguiar², Patricia Valleria
Santos Braga³
1Prof. Especialista em Avaliação Matemática – IFTO. e-mail: marciacristina@ifto.edu.br
2Licencianda em Matemática - IFTO. Bolsista do IFTO. e-mail: deocliza_souza@hotmail.com
³Licencianda em Matemática- IFTO.e-mail: math.ifto@gmail.com

RESUMO: Este artigo tem como objetivo discutir a importância de um LEM (Laboratório de Ensino e Aprendizagem da Matemática) na escola, justificando sua necessidade especialmente para o ensino da Geometria e ainda sugerir novas metodologias para o ensino da matemática, percebendo-as como uma ferramenta que poderá auxiliar o professor no processo de construção de conceitos geométricos.
O artigo apresenta também, como exemplo, o relato da experiência de Van Hiele e um breve histórico sobre o ensino da geometria. Para a fundamentação do trabalho, realizou-se um aprofundamento teórico sobre esse tema. Foram feitas leituras em documentos oficiais, pesquisas em livros, dissertações, artigos e teses que abordam o ensino/aprendizagem da Geometria. Realizou-se uma Pesquisa de Campo, com duas turmas do programa Mais Educação do Colégio Estadual Idalina de Paula, localizado na cidade de Paraíso do Tocantins onde se buscou evidenciar o uso dos materiais concretos propostos. Finalizando apresenta resultados positivos dessa implementação no aprendizado do aluno no ensino da Geometria.
INTRODUÇÃO
Apesar da importância associada à Matemática, esta é considerada uma disciplina de difícil aprendizagem. Silveira (2002) refere-se à matemática como a disciplina que mais reprova aluno e o fato de ter o alto índice de reprovação, leva-nos a fazer algumas reflexões sobre o fracasso do aluno na disciplina, levando em conta a justificativa de que "matemática é difícil".
Apesar de muitos estudos mostrando a preocupação com o

Relacionados