Geometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS GEOMÉTRICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL.
Resumo.
No Brasil, a geometria trabalhada na Educação Infantil ainda tem sido reduzida ao estudo, muito restrito, de noções topológicas. Promovendo uma reflexão sobre o que significa desenvolver o pensamento geométrico na Educação Infantil. Apesar de não ser condição suficiente de melhora no ensino, sabemos da importância quepodem assumir as situações de aprendizagem propostas pelo professor. Na Educação Infantil as atividades ainda priorizam o trabalho no pequeno-espaço mediante atividades com papel e lápis. Pouco se faz fora da sala de aula. A sagacidade, a curiosidade e a espontaneidade com que as crianças se movimentam no espaço (físico) devem ser objetos de atenção dos educadores. O professor deve programaratividades em uma dinâmica de aula onde prevaleça a descoberta, a análise crítica constante, a orientação e situação no espaço tridimensional, as diferentes formas de registro (escrito, pictórico, etc.) e de comunicação (oral, escrita, gestual), a utilização de modelos em tamanhos variados, etc. Enfim, uma aula de geometria que aproveite o envolvimento espontâneo e o potencial criativo das crianças.Introdução:

A geometria no Ensino Fundamental.
Neste artigo apresentamos algumas considerações históricas sobre o ensino de Geometria no Brasil desde o século 18. Focamos o ensino de Geometria no Ensino Fundamental, salientando o seu resgate respaldado nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Apresentamos considerações sobre o Ensino de Geometria em nossas escolas, baseadas em dados pesquisados nosprogramas e juntos aos professores de matemática do Ensino Fundamental. Esta pesquisa foi realizada junto às escolas estaduais que compõem a 27ª Coordenadoria Regional de Educação – RS, na qual pontuamos duas questões: “Por que ensinar Geometria?” e “O que se ensina de Geometria?”.
Um dos temas bastante discutido, hoje, em Seminários e Congressos é o estudo da Geometria nos currículos de Matemática.Existe uma grande preocupação entre professores e matemáticos em relação ao ensino deste conteúdo. A busca de novas formas e práticas pedagógicas para se resgatar o ensino de Geometria com qualidade tem sido destaque em trabalhos de pesquisadores em todo o mundo.
É com essa preocupação que nos propusemos realizar uma pesquisa nas Escolas
Estaduais de Ensino Fundamental da 27ª CoordenadoriaRegional de Educação a fim de verificar “o que” está sendo ensinado de Geometria e “como” este ensino está sendo realizado. Esta pesquisa pontuou algumas questões que se tornaram relevantes, as quais serão discutidas neste artigo.
O desenvolvimento do pensamento geométrico também possui singularidades de visualização e representação e, consequentemente, envolve processos cognitivos que contribuem,diferentemente, no desenvolvimento da construção conceitual. Sendo assim, as situações de aprendizagem devem ser constituídas de atividades que explorem relações nos seguintes espaços geométricos: micro, pequeno, macro e cosmo espaço (GIMÉNEZ e FORTUNY, 1998).
O estudo da Geometria desde a Educação Infantil faz-se descrições verbais de caminhos, trilhas e, principalmente, a identificação de diferentespontos. A relação espacial neste nível de educação é trabalhada com objetos e brinquedos ou mesmo com as próprias crianças em sala, para que seja atingido um melhor nível de significado. O interesse pela geometria dá-se através do estudo e uso de materiais concretos. Em contato direto com o objeto, a criança observa a forma geométrica que o objeto possui.
Buscar na observação e comparação asdiferenças e semelhanças entre os objetos. Alguns materiais didáticos como, o tangram, o geoplano, o origami são os objetos utilizados para estudar as figuras planas. A partir deles faz-se a interdisciplinaridade com outros conteúdos curriculares estudados nas séries iniciais do ensino fundamental.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Em 1997, a Secretaria de Ensino Fundamental do Ministério de Educação, por...
tracking img