Geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura geológica da região de origem












Nome: Magda Laís Guido Pacheco







UNESP – Ourinhos
2010



Basalto






Introdução e justificativa




O trabalho de rocha de origem propõe que cada aluno se focalize em sua cidade, fazendo a pesquisa de acordo com os requisitos que a Profª Cristina orientou nodecorrer do curso.
Pode se observar que na cidade e a onde eu coletei a mostra a informações importante, ex: tipo de solo, vegetação, relevo, clima, áreas, isso tudo passa a ser uma ferramenta indispensável na relação ensino/aprendizagem e também para formação integral do aluno.
Cândido Mota é uma cidade que seu solo é muito rico em minerais, por ser terra roxa ou avermelhada é considerada a maisfértil, sua paisagem e encantadora, pessoas que não conhece a diz que é a cidade do sossego, ótimo lugar de se realizar pesquisas como essa.











Objetivos


É realizar o trabalho com todas as propostas pedidas, ter conhecimento mais aprofundado sobre o relevo, tipo de solo, tipo de rochas na cidade, etc.
Entender que as rochas não nascem do nada e sim quesurgem de uma reorganização de materiais pré – existente, por isso, podemos dizer que cada rocha, durante sua formação, é testemunha das condições do ambiente em que foi formada. Exemplo o basalto que é uma rocha vulcânica formada a partir da solidificação de material fundido que, através de fendas e crateras de vulcões, atingiu a superfície.














Procedimentosmetodológicos


Coletei a amostra na horta a onde meu pai trabalha o patrão dele esta fazendo encanação pra levar água até as mudas de verduras, pois ele faz irrigação duas vezes ao dia, a uma mina na horta. Para achar a amostra encontra - se um buraco de aproximadamente dois metros. A horta se encontra na zona rural, o tipo de cobertura vegetal não se encontra, pois a onde se coletou amostra é passagem entre os canteiros, o relevo da cidade é planície.
O afloramento rochoso de Cândido Mota e aproximadamente de mais ou menos dois metros de profundidade. A amostra esta maciça, não se deixa sedimentos nas mãos e não esta disposta em camada.
O grau de dificuldade não foi difícil, porque já se tinha um buraco aberto, pois como já tinha dito estava - se colocando encanação. Oterreno é elevado (inclinado), o solo é argiloso com coloração avermelhada e para se obter o basalto, achei primeiro a pisará.
Para se obter o buraco precisou de tratores.

Grupo

São Bento – Bacia do Paraná – Era Cenozóica
Mapa do sudeste – Formação Serra Geral (JKsg) – Rochas vulcânicas toleiticas em derrames basálticos de coloração cinza a negra, textura afanífica, com intercalações dearenitos entrelaçados fino a médio, de estratificação cruzada tangencial e espassos níveis vitrofisicos não individualizados.





Informações teóricas

Basalto – rocha ígnea, características – textura afanítica, com cristais demasiado pequenos para identificar a olho nu a não se que surgem como fenocristais. A cor cinzenta, esverdeada escura a preto.
Composição - Piroxênio eplagioclásio, com o primeiro em maiores quantidades. A olivina por vezes também aparece, bem como grão de minério de ferro (magnitude e ou ilimenite)
e a biotite cor de bronze. Ode conter nódulos de olivina ou piroxênio, trazidos das profundezas.
Associações de terrenos - Na forma de fluxos de lava, soleiras e diques associados a vulcões.
Variedades – Basalto de olivina, que é maisfenocristais de olivina, basalto de quartzo, basalto com escassa quantidade de quartzo.

A lava basáltica pode cobrir vastas áreas. Quando submerge uma arvore, esta é destruída, mas a lava junto ao tronco arrefece rapidamente. O resto da lava pode fluir ou deixar um tubo vertical de basalto com madeira queimada no interior, um molde de arvore. Estes exemplos formaram - se numa floresta havaiana...
tracking img