Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do artigo “O Motim do Vintém e a cultura política do Rio de Janeiro, 1880” de Sandra Graham
- Yuri C. Duarte 140991
- Vanessa Angelotte 140959
- Fábio Nogueira Meirelles 138310


A autora Sandra Lauderdale Graham nasceu em Montana, EUA, em 1943, tornando-se mestre em sociologia na  Universidade Cornell e doutora em história na Universidade do Texas. Produziu artigosdirecionados à História do Brasil, abordando temas do Rio de Janeiro, como em “O Motim do Vintém e a cultura política do Rio de Janeiro, 1880”, artigo escrito pela historiadora, que procura analisar os conflitos e os desdobramentos da revolta explicitada no título de forma pormenorizada e crítica, apresentando para os leitores conceitos sólidos sobre a importância dessa manifestação para a mudança dadenominada “cultura política” durante o Segundo Reinado com a participação das classes menos favorecidas de forma efetiva na política da época.
No início do texto, é evidenciada uma pequena explicação sobre o quão importante foi o motim para o contexto político brasileiro da década de 80 do século XIX. Num primeiro instante, apresentam-se informações que servem como mote para odesenvolvimento posterior, de caráter descritivo, dos acontecimentos que consolidavam o contexto de antes, durante e depois do motim, este que embora curto, segundo a autora, seria um presságio para as mudanças políticas e sociais que ocorreriam no final da década.
A explicação do termo “cultura política” pela autora mostra-se como fundamental para a compreensão do texto, o que é esclarecido no seguintetrecho: “ O emprego que fiz da expressão ‘cultura política’ se aproxima mais daquele utilizado por Peter H. Smith, que considerou cultura política como sendo o ‘meio ou idioma através do qual o comportamento político é visto, interpretado ou compreendido. Ela identifica, na política, ao estabelecer uma ordem conceitual (e frequentemente moral) o padrão das ações, importância e ‘sentido’”¹. Logo,a relação dessa “cultura” com o Motim do Vintém é desvinculada de partidos ou instituições políticas, ou seja, uma conduta que vinha das massas e de seus interesses, sem dispersões com os assuntos formais e burocráticos que pairavam sobre o governo.
As condições políticas contemporâneas ao período de conflito são descritas pela autora como uma relação de imposição dos interesses de um grupomais poderoso e privilegiado como interesse comum. A população, frente essa situação, não se via com participação nas decisões do governo, estando sempre “periférica” aos mecanismos e manobras políticas. “Era uma política, em última análise, na dependência e no apadrinhamento, e na qual favores mediam-se cautelosamente em termos de vantagens eleitorais”². As noções de clientelismo apareciamfortes entre os governantes da época.
O Motim do Vintém foi o estopim para o rompimento da segregação entre o Poder e as Massas; com ele seriam adotadas novas posturas políticas, inclusive de algumas pessoas que ocupavam posições até então conservadoras, enfatizando a importância e impacto da revolta em todas as esferas sociais.
A partir de certo ponto do texto, após a introduçãocontextual, inicia-se uma descrição detalhada da eclosão da revolta. Com a aprovação pelo Parlamento da lei que permitia a cobrança do imposto do valor de um vintém sobre as passagens nos bondes do Rio de Janeiro. A população sob a liderança de Lopes Trovão iniciou uma manifestação de caráter pacífico no Campo de São Cristóvão, onde decidiram entregar uma petição ao Dom Pedro II, com o intuito decancelamento da lei e do conseqüente imposto que vigoraria há quatro dias daquele momento. Com a entrada da residência real bloqueada por policiais simbolizando a negação e a hostilidade de Dom Pedro II para com os manifestantes, a população se dispersou rapidamente sem esboçar reações violentas instantâneas.
Neste ponto, evidencia-se a posição da autora de aversão ao governo do segundo império,...
tracking img