Genetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A displasia dentária é divida em displasia da dentina, amelogênese imperfeita, dentinogênese imperfeita e odontodisplasia regional.
A Displasia da dentina é uma alteração do desenvolvimento da dentina de malformação podendo ser radicular ou coronária é uma doença genética que afeta dentes, hereditária com herança autossômica dominante. É classificada em dois tipos: (I e II), a dotipo I (radicular) é caracterizada por coroa com esmalte de aspecto normal e dentina que contém uma enorme quantidade de corpos esféricos, está anomalia produz a parcial ou completa obliteração da polpa.
Já a do tipo II(coronária), dentes decíduos de cor azulada, obliteração pulpar e os dentes permanentes com presença de nódulos pulpares e raízes de aspecto radiográfico normal. No tipo coronal,a displasia é semelhante à dentinogênese imperfeita  do tipo II.
A amelogênese imperfeita compreende um grupo complicado de condições que mostram alterações de desenvolvimento na estrutura do esmalte, na ausência de uma alteração sistêmica.
Há pelo menos 14 diferentes subtipos hereditários de amelogênese imperfeita, com vários padrões de herança e uma ampla variedade de manifestações clínicas. Comoprova da natureza complicada do processo, existem vários sistemas de classificação diferentes.
A formação do esmalte é um processo de múltiplas etapas, e problemas podem aparecer em qualquer uma delas. Em geral, o desenvolvimento do esmalte pode ser dividido em três estágios principais:
* Elaboração da matriz orgânica;
* Mineralização da matriz;
* Maturação do esmalte.Dentinogênese imperfeita é uma doença genética do desenvolvimento dentário. Está condição provoca descoloração de dentes e translucides. Os dentes são também mais fracos do que o normal, tornando-as mais expostas ao desgaste rápido, quebra, e de perda. Estes problemas podem afetar dentes primários quantos dentes permanentes. É hereditária autossômica dominante em um padrão, o que significa uma cópia de genemodificado em cada célula é o suficiente para causar a doença.
A odontodisplasia regional é uma anomalia dentária incomum na qual um ou vários dentes, em uma área localizada, são afetados de maneira insólita. Aparentemente, os dentes superiores são envolvidos com mais frequência do os inferiores, sendo o incisivo central, o incisivo lateral e os caninos superiores permanentes os atingidos maisfrequentemente. Na mandíbula, também são mesmos dentes anteriores os mais afetados. Os dentes decíduos também podem ser envolvidos do mesmo modo que os permanentes. Há algumas regras simples que permitem, no caso de características hereditárias raras, identificar quais são autossômicas dominantes. Supõem-se sempre, nesses casos, expressividade constante e penetrância completa. As regras podem serenumeradas do seguinte modo; O traço aparece em gerações sucessivas, sem "pular" nenhuma; Ele é transmitido de uma pessoa afetada a cerca da metade de seus descendentes; Não há preferência sexual, isto é, a probabilidade de homens ou mulheres apresentarem a característica é a mesma, sendo idêntica, também, a probabilidade de transmiti-la. O diagnóstico é estabelecido após associação dos dados obtidospelo exame clínico (anamnese e exame físico), exame radiográfico e exames complementares (se necessário). O defeito da dentina, geralmente é diagnosticado apenas por radiografias. Entretanto, o diagnóstico nem sempre é imediato. Muitas vezes, os sistemas de classificação pelo fenótipo têm limitações e o conhecimento das bases genéticas é, ainda, insuficiente.

1. DISPLASIA DA DENTINASão relativamente raras em que os dentes apresentam mobilidade e podem esfoliar prematuramente devido à inadequada formação radícula. Esta anomalia rara caracteriza por uma dentina que contém uma enorme quantidade de corpos esféricos, produz a parcial ou completa obliteração da polpa. Os dentes afrouxam-se e são esfoliados prematuramente, provavelmente em virtude das raízes pontudas curtas...
tracking img