Genetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aberração cromossômica. Alteração estrutural (perda de pedaços, inversões etc.) ou numérica (falta ou excesso) de cromossomos nas células. Na espécie humana há diversas síndromes causadas por aberrações cromossômicas.

Aborto. Interrupção da gravidez, que pode ocorrer espontaneamente ou ser provocada. O aborto provocado é utilizado como método anticoncepcional.

Ácido Nucléico. Macromoléculaformada por fosfato, glicídio (pentose) e bases nitrogenadas, presentes nas células de todos os seres vivos. Há dois tipos de ácido nucléico: ácido desoxirribonucléico (DNA) e ácido ribonucléico (RNA). Estão relacionados ao controle das atividades celulares e à hereditariedade.

Aconselhamento Genético. Avaliação dos riscos de um casal vir a gerar descendentes portadores de anomalia de caráterhereditário.

Aglutinina. Anticorpo natural presente no sangue de determinadas pessoas, capaz de provocar aglutinação de hemácias que possuam o aglutinogênio complementar. No grupo sangüíneo AB0, pessoas do tipo A têm aglutinina anti-B, pessoas do tipo B têm aglutinina anti-A, pessoas do tipo AB não têm aglutininas e pessoas do tipo 0 têm ambas as aglutininas, anti-A e anti-B. Ver também GrupoSangüíneo do Sistema AB0.

Aglutinogênio. Substância presente na superfície das hemácias que provoca aglutinação ao reagir com uma aglutinina complementar. No grupo sangüíneo AB0 há dois tipos de aglutinogênio, A e B. Hemácias do tipo A contêm apenas aglutinogênio A; hemácias do tipo B contêm apenas aglutinogênio B; hemácias do tipo AB contêm ambos os aglutinogênios; hemácias do tipo 0 não contêmnenhum dos dois aglutinogênios. Ver também Grupo Sangüíneo do Sistema AB0.

AIDS. Sigla para a expressão inglesa Acquired Immunodeficiency Syndrome (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Deficiência imunitária provocada por um retrovírus (HIV) que ataca as células responsáveis pela defesa do organismo humano (linfócitos). A queda na imunidade permite que se instalem diversos agentesinfecciosos corriqueiros (oportunistas), levando a pessoa à morte, na maioria dos casos. Ainda não há cura para a aids e a única forma possível de controle é a prevenção.

Alelo. Cada uma das formas que um gene pode apresentar. Alelos ocupam o mesmo lócus gênico em cromossomos homólogos.

Alelo múltiplo. Certos genes podem apresentar não apenas dois alelos mas três ou mais.

Aminoácido. Substânciaorgânica que apresenta ao menos um grupo carboxila (2COOH) e um grupo amina (2NH2) em sua molécula. Os seres vivos apresentam vinte tipos de aminoácido que, unidos por ligações peptídicas, constituem as moléculas de proteína.

Anáfase. Fase da divisão celular que se caracteriza pela separação dos cromossomos para pólos opostos da célula.

Anáfase I. Penúltima fase da primeira divisão da meiose,que se caracteriza pela separação de cromossomos homólogos (ainda duplicados) para pólos opostos da célula.

Anáfase II. Penúltima fase da segunda divisão da meiose, que se caracteriza pela separação de cromátides-irmãs para pólos opostos da célula, aspecto em que se assemelha à anáfase da mitose.

Androceu. Conjunto de componentes masculinos de uma flor. É um dos verticilos florais, sendoconstituído por folhas altamente modificadas (estames), em cujas extremidades dilatadas (anteras) se formam os grãos de pólen.

Antera. Parte terminal dilatada dos estames. Na antera localizam-se os microsporângios, que formam os grãos de pólen.

Anterozóide. Gameta masculino dotado de flagelos, presente nas plantas criptógamas (briófitas e pteridófitas). Forma-se no interior de órgãos chamadosanterídios.

Anticódon. Trinca de bases nitrogenadas específicas de um RNA transportador, que se combina com o códon do RNA mensageiro no processo de síntese de proteínas. Ver também Código Genético.

Anticorpo. Substância de natureza protéica, produzida pelos linfócitos B do sangue, que atacam e destroem substâncias ou microorganismos estranhos ao corpo, genericamente chamados antígenos....
tracking img