Cadeia de suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

2- OBJETIVO 02

3- INTRODUÇÃO 03

4- PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO 05

4.1- EQUIPAMENTOS DA SONDA DE PERFURAÇÃO 05

4.1.1- Sistema de Sustentação de Cargas 05

4.1.2- Sist. De Geração e Transmissão de Energia 06

4.1.3- Sistema de Movimentação de Cargas 06

4.1.4- Sistema de Rotação 06

4.1.5- Sistemade Circulação 07

4.1.6- Sistema de Segurança do Poço 07

4.1.6- Sistema de Monitoração 07

5- COLUNAS DE PERFURAÇÃO 07

6- BROCAS 08

7- Fluídos de Perfuração 08

8- Plataformas marítimas – Classificação 09

8.1- Tipos de plataformas 09

8.2- Plataformas fixas 09

8.3- plataformas submersíveis 09

8.4- plataformas elevatórias 108.5- Plataformas flutuantes 10

8.6- plataformas tension leg 10

8.7- Revestimento de um poço 11

8.8- cimentação de revestimentos 11

9- CONCLUSÃO 13

2. Objetivo

Apresentar métodos e equipamentos utilizados no processo de perfuração de poços para extração de petróleo, tanto em terra firme quanto no mar. Partindo da perfuração nas camadas menos consolidadas,revestimento e cimentação.

3. Introdução

Registros antigos constatam que vários povos conheceram o petróleo através do afloramento natural do hidrocarboneto até a superfície, em virtude de altas temperaturas, pressões e formações geológicas.
Hoje em dia para que o petróleo chegue à superfície, é necessário perfurar um poço que atinja o reservatório e o faça elevar até asuperfície. A tecnologia que envolve a perfuração de poços deu um salto na ultima década, permitindo o alcance de profundidades antes inimaginadas, acima de 6.000 m de profundidade. A perfuração de poços pode ser em terra (onshore) quanto no mar (offshore).
Tecnicamente a perfuração de poços consiste no conjunto de varia operações e atividades necessária para atravessar as formações geológicasque formam a porção superficial da crosta terrestre, com objetivos pré-determinados, até atingir o objetivo principal que é a prospecção do hidrocarboneto. Nas atividades de perfuração de poços de petróleo utilizam-se sondas de perfuração, que consiste em um conjunto de equipamentos bastante complexos, existindo grande variedade de tipos. Tais sondas podem ser terrestres ou marítimas, conforme olocal de operação. Uma característica que chama a atenção nas sondas de perfuração é a presença de uma torre (torre de perfuração ou derrick), cuja a função é permitir o manuseio dos tubos de perfuração seja realizado em seções de três tubos, o que confere maior agilidade na operação.
São varias as formas de classificação de poços. São ditos verticais, direcionais, horizontais emultilaterais, quando a classificação diz respeita a sua trajetória. A escolha do percurso depende de critérios técnicos específicos, tendo que sempre ocorrerá desvios e variações, normalmente relacionados a velocidade de variação, relacionados a variação de velocidade da perfuração. Se perfurado rapidamente o poço tende a ficar tortuoso o que dificulta as operações posteriores que serão realizadas emseu interior. Um poço pode ter varias finalidades, um poço pode ser estratigráfico, para obter informações sobre a bacia é utilizado na fase de produção; pioneiro, para verificar uma estrutura mapeada, de extensão ou delimitação e determinar os limites de um campo de produção utilizado na avaliação de descobertas; de injeção, para injetar água no reservatório ou gás no reservatório, ou outros finsmenos comuns, como apagar incêndio em poço em erupção, pode ser usado tanto no desenvolvimento como na produção.
Os custos com a perfuração elevados, sendo mais significativos em se tratando de poços offshore. Fatores desfavoráveis, como o tipo de terreno e localização do poço (florestas, rios, mares, grandes profundidades etc.), formação geológica, ocorrência de gás sulfídrico, fluido de...
tracking img