Genetica dos gatos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Genética Básica Revelada Pelos Gatos
Ainda não há total acordo sobre a origem do gato doméstico, o Felis catus, acredita-se que a domesticação ocorreu no Egito cerca de 3500 anos atrás. O mais provável candidato selvagem Africano para a ancestral do gato é o gato selvagem Africano (Felis libyca). Entretanto, o gato selvagem europeu (Felis silvestris) também pode ter contribuído para acomposição genética do gato doméstico pela hibridação com o gato selvagem Africano .

1.2 Fenótipo x Genótipo:
Um traço é um aspecto de um organismo que pode ser descrito ou medido. O fenótipo é o estado observado da característica. Fenótipo é um produto da interação entre genótipo e ambiente. Genótipos: Os gatos têm 19 pares de cromossomos. Um membro de cada par vem da mãe e outro do pai. Ao longo doscromossomos estão os genes. Todos os genes de todos os cromossomos compõem o genoma , que é o projeto completo do gato, cada gene é chamado também um locus (plural: locos), indicando que tem uma localização física no cromossomo. Assim, cada gato tem dois alelos de cada gene, um herdado da mãe e outro do pai. O genótipo em um locus é determinada pela identidade dos dois alelos. Por exemplo, ogenótipo de um gato de pelo longo no locus de pelos longos, que controla o comprimento do pelo, é ll. Este genótipo é homozigoto (ambos os alelos são os mesmos)

1.2.1 Dominância:
a)Pelos Longos

Não é possível determinar o genótipo de pelos pelos longos em um gato de pelo curto, apenas pela observação a olho nu. Isso porque o alelo de pelos curtos, L, é dominante em relação ao alelo l de peloslongos, o que significa que em um heterozigoto o efeito do alelo pelo curto sobressai, ou domina o efeito do alelo recessivo de pelos longos. Alelos dominantes são geralmente simbolizado por uma letra maiúscula e alelos recessivos em minúsculas. É possível inferir o genótipo de um gato de pelo curto, observando os fenótipos de sua prole de um acasalamento com um gato de pelo longo. Acasalamento Essaé chamada de cross teste (Tabela 1). Teste fenótipo Pelo longo genotype ll Possíveis genótipos do fenótipo pelo curto Ll 50% pelo longo ll 100% longhaired

50% pelo curto Tabela 1. Cruzamento teste para determinar o genótipo de um gato de pelo curto. Os números nos campos abaixo indicam a proporção de descendentes de cada fenótipo deverá resultar de um acasalamento dos pelos curtos de genótipodesconhecido com um homozigoto recessivo de pelos compridos. Outro gene com alelos dominantes ee o gene agouti, que controla a expressão de cor ao longo do comprimento de cada eixo do pelo, e a eumelanina e genes diluidos, que influenciam também a cor da pelagem.
b)Agouti

Alguns gatos têm os pelos com mais de uma cor distribuídos ao longo do eixo da pelagem. Os pelos unidos desta forma sãochamados de agouti, e produzem uma pelagem agouti. Agouti é a cor da pele típicas encontradas em muitos selvagens animais, como ratos e esquilos coelhos, sendo importante para a sua camuflagem com o ambiente. O agouti é determinada pelo alelo dominante agouti, A. Em contrapartida, os pelos em gatos não-1.2.1 Dominância: agouti são sem listras , produzindo um revestimento de cor sólida. Um gato éhomozigoto para o alelo não-agouti (aa) no locus agouti (Fig. 1).

c)Mais de dois alelos

As cores da pele, pelos e olhos são dadas pela melanina em grânulos microscópicos que são depositados nos fios. O tamanho, forma e disposição desses grânulos afeta a cor da pelagem Existem dois tipos diferentes de melanina: eumelanina e feomelanina. Eumelanina tem grânulos esféricos para absorver quase todaa luz, dando a pigmentação negra. Grânulos phaeomelanin são alongado para refletir a luz e estão na faixa do vermelhoamarelo-alaranjado.
d)Preto

O gene negro(ou preto) tem três alelos que controlam a densidade dOS grânulos de eumelanina no eixo do pelo. O alelo preto, B, é dominante e produz um revestimento preto(na verdade marrom bastante escuro). Esta cor preta é evidente nos gatos...
tracking img